Turismo

Passageiros sofrem com falha no ar-condicionado em avião em Roma: como lidar com a situação

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O voo LA8121 da Latam que iria de Roma para São Paulo teve que ser cancelado na quarta-feira (2) após uma falha no sistema de refrigeração da aeronave, que causou desmaios a bordo. As informações são do Correio Braziliense.

O voo partiria do Aeroporto Internacional de Roma (FCO) com destino ao Aeroporto de Guarulhos (GRU), mas os problemas começaram ainda no solo. O embarque atrasou por conta de uma falha no equipamento que ventila a aeronave enquanto os motores estão desligados. Tentaram acioná-lo duas vezes, mas sem sucesso. Com mais de uma hora de espera, o interior do avião já estava extremamente quente, algo agravado pela onda de calor em Roma.

Voo foi cancelado

Com o calor sufocante, a situação piorou após o embarque. A aeronave permaneceu parada por um longo período com pouca ventilação, o que provocou crises de asma e desmaios entre os passageiros. Médicos que estavam a bordo prestaram os primeiros socorros. Diante do cenário, o comandante decidiu desembarcar todos, um processo que levou cerca de 20 minutos, com o avião ainda abafado.

Após saírem, os passageiros precisaram refazer o controle de segurança do aeroporto. Às 16h30, foram informados que o reembarque aconteceria às 17h, com previsão de decolagem às 18h e, agora, com parada em Fortaleza. No entanto, os problemas continuaram.

Na segunda tentativa de embarque, o sistema de ar-condicionado funcionou apenas por um curto período. Passageiros chegaram a ajudar a tripulação a distribuir água e lanches. Por volta das 18h30, o comandante comunicou que, apesar de o avião estar pronto para decolar, a janela de autorização havia sido perdida e a próxima só estaria disponível em três horas.

A Latam então optou por cancelar o voo. Os passageiros tiveram que desembarcar novamente, passar pela imigração, retirar suas bagagens e aguardar hotel, alimentação e transporte, que seriam providenciados pela companhia.

Em nota, a Latam afirmou que o voo foi cancelado por “dificuldades operacionais enfrentadas no aeroporto de Roma, agravadas pelo congestionamento do espaço aéreo europeu devido à greve dos controladores aéreos da França”. A companhia acrescentou ainda que “está oferecendo assistência necessária aos passageiros, que foram reacomodados no voo especial LA9511 (Roma-Guarulhos), previsto para às 13h (horário local) de quinta-feira (03/07)”. “A LATAM lamenta os transtornos causados e reitera que adota todas as medidas técnicas e operacionais de segurança para garantir uma viagem segura a todos”.

 

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.