A Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira (2) a terceira fase da Operação Unfollow para combater uma facção criminosa envolvida em tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro, extorsão e homicídios em Mato Grosso, especialmente no município de Sorriso. Mais de 30 ordens judiciais foram expedidas, incluindo sete mandados de prisão temporária, 10 de busca e apreensão, 10 afastamentos de sigilos telemáticos, quatro bancários e o isolamento disciplinar de um líder no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) da Penitenciária Central do Estado (PCE), por seis meses.
As ações ocorreram em Sorriso, Várzea Grande e Cuiabá, com apoio da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e da Delegacia de Sinop. As investigações, conduzidas pela Delegacia de Sorriso, avançaram após apreensões anteriores, revelando uma estrutura criminosa com funções bem definidas. Entre os alvos estão a esposa de um líder, que assumiu o tráfico local após a prisão dele em 2023, e uma advogada investigada por lavar dinheiro por meio de empresa de fachada.
Mesmo presos, líderes continuavam a comandar crimes como tráfico, extorsão e execuções, mantendo metas diárias de arrecadação que superavam R$ 19 mil apenas com a venda de drogas. As fases anteriores ocorreram em fevereiro, quando um influenciador suspeito foi preso, e em maio, com a detenção de outros três jovens por envolvimento com a facção. A operação prossegue com análise de materiais e identificação de novos envolvidos.
Fonte: cenariomt