Política

Abilio garante avaliar projeto sobre vacinação, porém destaca competência federal em caso de recusa dos pais

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou que, após avaliação, pode sancionar o projeto de lei que isenta de punições os pais que se recusarem a vacinar os filhos contra a Covid-19, caso a proposta não apresente vícios de legalidade. Brunini, porém, adiantou que o tema deveria ser discutido na esfera federal. 

A medida foi apresentada pelo vereador Rafael Ranalli (PL) e tem sido alvo de críticas por parte do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), que aponta risco à saúde pública e à queda da cobertura vacinal.
Abilio disse acreditar que a proposta trata de um tema que deveria ser discutido na esfera federal. No entanto, não descartou a sanção caso o projeto seja aprovado pela Câmara Municipal e esteja dentro dos limites legais.
“Precisa ver a legalidade. Acho que a legitimidade para discutir esse tema deve ser na esfera do governo federal, mas posso ver a legitimidade. Se estiver dentro da legalidade, não há por que não sancionar. Tem uma legítima representatividade do Poder Legislativo, mas se houver alguma inconstitucionalidade, infelizmente, não poderá seguir adiante”, declarou.
A proposta, que tenta impedir a aplicação de penalidades previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) a pais ou responsáveis que se negarem a vacinar seus filhos contra a Covid-19, foi criticada pelo promotor de Justiça Milton Mattos da Silveira Neto, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde do MPMT.
Segundo ele, a medida contribui para o enfraquecimento das políticas públicas baseadas em ciência e podem provocar o retorno de doenças já controladas no Brasil. Ele ressaltou que o Ministério Público atua apenas após a aprovação e sanção de leis, mas classificou propostas desse tipo como um “desserviço”.

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.