O Unibio MT, sindicato que representa as indústrias de biodiesel de Mato Grosso, celebrou na noite da última sexta-feira (27/06) seus 15 anos de atuação, com uma solenidade marcada pela entrega da Comenda João Nicolau Petroni. A honraria leva o nome de um dos precursores do biodiesel no estado e foi concedida a quatro personalidades que desempenharam papéis decisivos na criação, consolidação e liderança do setor em nível nacional.
A celebração, que reuniu empresários, autoridades e representantes do agronegócio e da indústria, destacou a trajetória do setor no estado, que alcançou em 2024 o posto de maior produtor nacional de biodiesel, impulsionado pela recente implementação da mistura B15 (15% de biodiesel no diesel comercial).
Presidente da Fiemt e primeiro dirigente do então Sindibio MT, Silvio Rangel lembrou os primeiros passos dados no início dos anos 2000. “Antes mesmo da fundação oficial do sindicato, estávamos construindo as bases do setor, com marcos regulatórios e organização institucional. Hoje, ver Mato Grosso na liderança e o Unibio completando 15 anos é motivo de grande orgulho”, afirmou.
O atual presidente do Unibio MT, Henrique Mazzardo, destacou que a comemoração vai além da trajetória do sindicato. “É uma honra celebrar este marco e homenagear os pioneiros que acreditaram na produção de energia limpa como vetor de desenvolvimento. O biodiesel, que começou como uma aposta, se transformou em potência graças à coragem de empresários, técnicos e gestores públicos comprometidos com a sustentabilidade.”
Entre os homenageados com a Comenda João Nicolau Petroni, está o próprio João Augusto, empreendedor catarinense radicado em Mato Grosso desde a década de 1970. Ex-caminhoneiro e empresário, inaugurou uma das primeiras fábricas de biodiesel do estado em 2006, em Rondonópolis, utilizando inicialmente B100 em sua frota. Sua visão estratégica e pioneirismo abriram caminho para o setor. A comenda foi recebida por familiares.
Outro nome lembrado foi o de Jaime Alfredo Binsfeld, que iniciou sua atuação no agro em 1986 e, após passagem por grandes multinacionais, ajudou a implantar a planta da Fiagril em Lucas do Rio Verde, em 2007. Criou depois a Biopar, com unidades em três estados, e hoje preside a Amub (Associação dos Produtores de Biodiesel), sendo também membro da Ubrabio.
O atual prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz Ribeiro, também foi homenageado. Com trajetória marcada por forte atuação técnica e política em defesa do biodiesel, Vaz foi um dos fundadores do Sindibio MT e participou da implantação da planta de Lucas do Rio Verde, promovendo políticas de inclusão da agricultura familiar e desenvolvimento local. “É gratificante ver onde chegamos. A produção de biodiesel não só movimenta a economia, como contribui com o meio ambiente e gera oportunidades para muitas famílias”, disse durante o evento.
Fechando a lista de agraciados, o ex-prefeito e ex-senador José Aparecido dos Santos (Cidinho Santos) recebeu a comenda pelo papel institucional que exerceu no avanço do setor. Autor de leis estratégicas para a competitividade do biodiesel, como a isenção de tributos sobre o óleo e farelo de milho, Cidinho também foi um dos articuladores da política nacional Renovabio e do marco regulatório que dá segurança jurídica aos investimentos no setor.
A celebração dos 15 anos do Unibio MT marca um ciclo de consolidação e visão de futuro, onde a energia renovável se confirma como uma das apostas mais promissoras para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso e do Brasil.
Fonte: cenariomt