Mato Grosso tem consolidado sua relevância no setor industrial brasileiro ao ampliar sua participação no Valor de Transformação Industrial (VTI) e registrar crescimento contínuo na produção em 2025. Os dados são da Pesquisa Industrial Anual do IBGE, que apontam alta de 1,2% na produção entre janeiro e abril, em comparação com o mesmo período de 2024.
O VTI, indicador que mensura o valor efetivo gerado pela indústria ao descontar os custos dos insumos, cresceu de 24,8% para 26,8% em participação regional no Centro-Oeste ao longo da última década. Esse avanço reforça a liderança de Mato Grosso no setor industrial da região.
O desempenho é puxado por políticas de incentivo e infraestrutura. O Estado investe 20% da receita corrente líquida em obras estruturantes, o que tem fortalecido o ambiente de negócios e atraído novos investimentos privados.
Nos últimos 12 meses, a produção industrial mato-grossense acumulou alta de 3,6%, reflexo da força dos setores de alimentos e biocombustíveis. O estado é líder nacional na produção de etanol de milho, contando com 11 biorrefinarias em operação.
Além da abundância de matéria-prima, o Estado modernizou sua legislação tributária desde 2019, oferecendo segurança jurídica e benefícios fiscais competitivos, além de uma malha logística em constante desenvolvimento, com destaque para estradas pavimentadas e expansão ferroviária.
Fonte: cenariomt