MATO GROSSO SINOP

Sinop atinge marca de 20

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Em busca de aproximar a população dos serviços prestados pela Prefeitura de Sinop, a Secretaria de Saúde realizou, neste final de semana, dia 28, uma mobilização do setor de imunização, no conjunto habitacional Nico Baracat. A ação disponibilizou todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização, com intuito de promover a atualização do cartão de vacinas de todos os moradores do conjunto e bairros adjacentes. Foram aplicados 275 imunizantes.

Érico Stevan, secretário de Saúde, afirma que o modelo itinerante de vacinação promovido pela pasta, visa facilitar o acesso da população à imunização e humanizar o atendimento da pasta.

“Essa é a ideia. É um pedido do prefeito Roberto Dorner, promover a humanização no atendimento, quando chegamos aqui, há aproximadamente 50 dias. E é isso que estamos fazendo, indo até à população. É assim que a gestão vem trabalhando, indo in loco. Hoje estamos aqui no Nico Baracat, na semana que vem, estaremos lá no Daury Riva, em uma ação conjunta das secretarias. E não para por aqui, essa ação é apenas a primeira de muitas outras mobilizações”, explicou ele.

Aproveitando a oportunidade concedida pelo município, Ezaniely Santos da Costa, moradora do conjunto, compareceu à ação e atualizou o cartão de vacinas de seus dois filhos. “É muito melhor, porque aqui é perto de casa e eles que são pequenos, é muito melhor trazer aqui, do que ter que deslocar para uma unidade longe, na maioria das vezes. E então, é muito bom que vocês tem a disponibilidade de estar vindo até aqui e de estar vacinando as crianças, que é muito importante”, comentou ela com satisfação.

Maria Sofia, de 9 anos, acompanhada dos pais, esteve na mobilização e recebeu as vacinas que precisavam, para manter a imunização em dia. Mesmo muito nova, mas consciente da importância de se tomar todas as vacinas disponíveis, ela disse com entusiasmo que marcou presença. “Oi pessoal, eu sou Maria Sofia e vim tomar vacinas aqui no Nico Baracat”, disse.

Até o presente momento Sinop já alcançou 20.296 vacinas aplicadas. Número que representa 48,02% do total da meta, que é vacinar 42.264 do grupo prioritário.

Influenza

O médico clínico geral da Secretaria de Saúde, Alessandro de Oliveira Arantes,  explica que é comum, nesse período, o aparecimento e aumento de casos de síndromes gripais devido às condições climáticas de nossa região. “Com essa mudança de clima, principalmente essa semana com a chuva, que não é comum nesse período, temos uma alteração na condição do ar que a gente respira, que influencia diretamente em condições que a gente agrupa como, síndromes gripais”, disse.

Devido ao risco de infecção pela doença, Arantes recomenda a imunização por meio da vacina disponibilizada na rede municipal. “Temos a vacina disponível no município, por enquanto ainda estamos no grupo prioritário, mas essa vacina será disponibilizada para outros grupos já nas próximas semanas. Então o apelo é: procure a vacina, pois ela evita as formas graves da doença”, concluiu.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.