Diante do aumento expressivo dos casos de feminicídio em Mato Grosso, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) apresentou ao Governo do Estado um conjunto de propostas com foco na proteção das mulheres. A principal sugestão é o funcionamento ininterrupto das delegacias da mulher.
Entre as medidas defendidas estão o reforço no policiamento, campanhas permanentes de conscientização e prevenção da violência doméstica e maior integração entre os Poderes e órgãos públicos no enfrentamento à violência de gênero. O deputado também propôs a criação de novas delegacias 24 horas em todas as regiões do estado e a instalação de salas humanizadas para acolhimento das vítimas.
Thiago Silva pediu ainda que a bancada federal do estado pressione o Congresso Nacional por leis mais rígidas contra o feminicídio, com punições mais severas. Ele também cobrou a convocação de aprovados no último concurso da segurança pública estadual.
“Os números são assustadores. Vimos um caso estarrecedor nesta semana em Lucas do Rio Verde, onde uma mulher foi assassinada e sua filha esfaqueada. Precisamos de ações concretas e punições mais duras. Nosso estado lidera os índices de violência doméstica e isso precisa mudar”, declarou o parlamentar.
Ele defende ainda a inclusão de programas educativos sobre respeito e denúncia da violência nas escolas, universidades e instituições públicas. “A educação é a base da prevenção”, reforçou.
Dados da Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) mostram que o estado registrou 8.144 atendimentos em 2024, aumento de 65,5% em relação ao ano anterior. As denúncias também cresceram 59,9%, passando de 957 em 2023 para 1.531 em 2024. A Polícia Civil informa que os feminicídios deste ano deixaram 83 crianças órfãs de mãe.
Fonte: cenariomt