Food

Churrasqueiro de Mato Grosso do Sul busca vaga em campeonato mundial nos Estados Unidos

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O empresário André Medina fez do churrasco americano um estilo de vida, que tem levado o sul-mato-grossense a alçar voos cada vez mais altos. Neste sábado (28) e domingo (29), ele participa de um dos maiores campeonatos de churrasco do mundo, o KCBS Brasil Barbecue Contest 2025, em Sorocaba (SP). A competição vale vaga no Campeonato Mundial de Churrasco, nos Estados Unidos.

O mundial

Medina não está sozinho na empreitada. A equipe dele é composta por outros quatro integrantes: Zé Figueira, também de Mato Grosso do Sul; Tiziu e Fernando, do Paraná; e o churrasqueiro Caio, do Rio de Janeiro.

André explica que, ao todo, são 30 equipes buscando uma vaga para o campeonato dos campeões, o The Jack Daniel’s Invitational Barbecue, realizado anualmente em Lynchburg, Tennessee, na sede da icônica marca de uísques Jack Daniel’s.

“O 1º lugar fatura R$ 12 mil + a ida para os Estados Unidos. Do 2º ao 5º lugar, os prêmios são em dinheiro.”

André Medina.

Mas a competição não é nada fácil: exige muita técnica, precisão e atenção aos detalhes, conforme explica o mestre churrasqueiro.

“São três proteínas avaliadas: o peito bovino, as costelas suínas e o frango. Os critérios de avaliação são apresentação, textura e sabor.”

André Medina.

André contou com a ajuda de amigos e clientes em Campo Grande para participar da competição. No último final de semana, ele realizou uma costelada, e todo o dinheiro arrecadado foi revertido para as despesas da viagem e da competição.

Foram, ao todo, 88 costelas comercializadas. O evento teve até atrações musicais.

“Foi muito legal ver as pessoas comprando, desejando boa sorte. A energia estava ótima.”

André Medina.

Churrasqueiro por profissão

Não é de hoje que Medina nutre a paixão pelo estilo americano de fazer churrasco, conhecido como American Barbecue. Esse método tem diferenças bem características em relação ao churrasco brasileiro, tanto nos cortes de carne quanto nos métodos de preparo e temperos.

Ele se caracteriza pelo cozimento lento das carnes, que são geralmente defumadas em defumadores com madeiras específicas e temperos e molhos bastante condimentados.

“Eu faço American Barbecue desde 2017, lá em Corumbá. Naquela época, era uma segunda fonte de renda, mas virou profissão mesmo em 2022, quando vim para Campo Grande trabalhar em um restaurante. Em 2024, abri meu próprio negócio com minha esposa, Hellen.”

André Medina.

Partiu torcer pelo representante de Mato Grosso do Sul na mais prestigiada competição de churrasco do país!

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.