Sorriso foi homenageado durante a 1ÂȘ Semana da Triagem Neonatal de Mato Grosso e o 2Âș Encontro Mato-grossense de Triagem Neonatal, realizados no Ășltimo dia 6 de junho, no auditĂłrio da Sede das Promotorias de Justiça, em CuiabĂĄ. O MunicĂpio recebeu um certificado de destaque na categoria Secagem de Amostra, atestando o compromisso da equipe local com a qualidade e a confiabilidade do processo de triagem neonatal.
O evento teve como objetivo sensibilizar gestores e profissionais sobre a importĂąncia da triagem neonatal para o diagnĂłstico e tratamento precoce de doenças, alĂ©m de avaliar as fases 1 e 2 do Programa Nacional de Triagem Neonatal e planejar as melhorias necessĂĄrias para a implementação da fase 3, que ampliarĂĄ o nĂșmero de doenças detectadas em Mato Grosso.
O reconhecimento veio por meio de avaliaçÔes realizadas pelo Serviço de ReferĂȘncia em Triagem Neonatal do Hospital UniversitĂĄrio JĂșlio MĂŒller, como forma de valorizar o trabalho realizado pelas equipes de Sorriso com as amostras do Teste do Pezinho, desde a coleta atĂ© o envio adequado para anĂĄlise, possibilitando o diagnĂłstico precoce de atĂ© sete doenças.
A coordenadora da Atenção Primåria, Cåtia Luciano, explica que, a Triagem Neonatal é essencial para identificar precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas que, detectadas a tempo, garantem melhor qualidade de vida para as crianças.
âApĂłs uma avaliação tĂ©cnica do SRTN, Sorriso foi reconhecido e certificado na secagem e envio de amostras. Esse Ă© um resultado que reflete o trabalho sĂ©rio que fazemos todos os dias para garantir diagnĂłsticos cada vez mais precisos e o bem-estar dos nossos bebĂȘsâ, detalha.
CĂĄtia relata que apesar dos esforços das equipes, ainda Ă© comum que alguns pais atrasem essa etapa, levando o bebĂȘ para coletar a amostra somente apĂłs 20 ou atĂ© 30 dias de nascimento. âĂ importante que as famĂlias entendam que, mesmo sendo tĂŁo pequenininhos, essa coleta Ă© rĂĄpida e essencial para detectar possĂveis doenças silenciosas que podem prejudicar o desenvolvimento da criançaâ, reforça a coordenadora.
O secretĂĄrio de SaĂșde, Vanio Jordani, destacou a importĂąncia do trabalho de toda a equipe e parabenizou os profissionais pelo comprometimento. âĂ motivo de orgulho para todos nĂłs ver o esforço conjunto sendo reconhecido. Esse certificado reforça que estamos no caminho certo para oferecer um atendimento neonatal de excelĂȘncia. Aproveito para orientar os pais e responsĂĄveis a levarem seus bebĂȘs para a coleta do Teste do Pezinho dentro do perĂodo ideal, pois isso faz toda a diferença para a saĂșde e o desenvolvimento das nossas criançasâ, enfatiza.
O que Ă© o Teste do Pezinho?
O Teste do Pezinho Ă© um exame fundamental em recĂ©m-nascidos para detectar e iniciar precocemente o tratamento de doenças como hipotireoidismo congĂȘnito, fenilcetonĂșria, doença falciforme, fibrose cĂstica, hiperplasia adrenal congĂȘnita, deficiĂȘncia de biotinidase (DB) e toxoplasmose congĂȘnita.
InstituĂdo pelo Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), o Teste do Pezinho foi criado pelo Sistema Ănico de SaĂșde (SUS) em 6 de junho de 2001, com o objetivo de alcançar 100% de cobertura entre os bebĂȘs nascidos vivos no paĂs.
Fonte: cenariomt