Sophia @princesinhamt
MATO GROSSO SORRISO

Maio Amarelo: Condutores de Sinop são convidados a Desacelerar pela Vida

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Ontem, 20 de maio, a Avenida Tancredo Neves, em Sinop, foi palco de uma blitz educativa do Maio Amarelo 2025, com a campanha “Desacelere: seu bem mais precioso é a vida”. A ação, organizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), com o apoio da Guarda Municipal de Trânsito (GMT) e da Polícia Militar, convidou os condutores a refletir sobre a importância de um trânsito seguro.

A iniciativa teve como foco a conscientização sobre a segurança viária, destacando a necessidade de reduzir a velocidade, adotar atitudes responsáveis e valorizar a vida. Segundo Márcio Pires, coordenador da GMT, a blitz foi parte de uma série de ações do Maio Amarelo. “A intenção foi orientar, destacar que todos somos responsáveis, quer seja condutores, pedestres, ciclistas”, reforçou. Os motoristas foram orientados a parar seus veículos, convidados a realizar o teste do etilômetro (bafômetro) e receberam informações cruciais para uma direção segura.

As consequências da imprudência

A multa por dirigir embriagado é de R$ 2.934,70, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é suspensa por 12 meses e o motorista recebe sete pontos na carteira. Em caso de reincidência, a multa dobra. Pires alerta que o valor da multa é apenas uma parte dos custos, que podem incluir guincho, advogado, fiança e outras despesas. “A conta do apressado fica bem mais alta, por isso destacamos tanto a importância de desacelerar, parar na esquina, conferir, reduzir a velocidade, respeitar as regras de trânsito”, orienta o profissional.

Felizmente, nenhum motorista abordado na blitz de ontem havia combinado álcool e direção. Além das blitzes, a GMT tem intensificado palestras em escolas e empresas, e campanhas de conscientização sobre visibilidade no trânsito, como a retirada de propagandas em locais indevidos. “Aproveitamos o Maio Amarelo e intensificamos as atividades e a presença da GMT no Município”, afirma o gestor da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), Adriano Denardi.

Sobre o Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo foi criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em resposta à Década de Ação para Segurança no Trânsito, decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 11 de maio de 2011. A iniciativa busca chamar a atenção da sociedade para os altos índices de mortos e feridos no trânsito globalmente. A cor amarela, que simboliza atenção nos sinais de trânsito, representa a urgência em reduzir a violência nas vias. “O Maio Amarelo abre um leque de ações que precisam ser observadas o ano todo para garantirmos um trânsito seguro”, detalha Denardi.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.