Sophia @princesinhamt
CUIABÁ MATO GROSSO

Casal se entrega à polícia em Mato Grosso por fraudes em formaturas: entenda o caso

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Casal de empresários investigado por fraudes em eventos de formatura em Mato Grosso se entregou à Polícia Civil nesta quarta-feira (21). A dupla teve mandados de prisão preventiva cumpridos após ser considerada foragida na Operação Ilusion, deflagrada para apurar prejuízos causados a centenas de estudantes e familiares.

O empresário M.J.A.N., de 49 anos, se apresentou na sede da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), em Cuiabá. Sua sócia e companheira, E.S.S., de 51 anos, se entregou na delegacia de Maringá (PR).

De acordo com a Polícia Civil, os dois foram interrogados no inquérito que investiga o encerramento das atividades das empresas Imagem Eventos e Graduar Decoração e Fotografia, responsáveis pela organização de cerimônias de formatura. As suspeitas apontam para prejuízos que chegam a R$ 7 milhões.

Durante o cumprimento dos mandados, os empresários foram proibidos de atuar no setor de eventos, incluindo colações de grau, formaturas e ensaios fotográficos. No depoimento, alegaram dificuldades financeiras, mas os investigadores acreditam que o fechamento das empresas foi planejado desde o fim de 2024.

Segundo o delegado Rogério Ferreira, foram adotadas práticas suspeitas como a cobrança antecipada de serviços fotográficos e campanhas de desconto para quitação de parcelas em atraso e antecipação de pagamentos. “Depoimentos apontam que a campanha de descontos foi encerrada horas antes do anúncio do fechamento das empresas“, afirmou o delegado.

Os empresários passaram por audiência de custódia e seguem presos, em unidades de Maringá e da região metropolitana de Cuiabá, à disposição da Justiça. A Polícia Civil prevê concluir a primeira fase do inquérito até o fim da próxima semana.

Operação Ilusion

Lançada na terça-feira (20), a operação cumpriu 20 ordens judiciais em cidades como Maringá (PR) e João Pessoa (PB), onde o casal teria fixado residência após o encerramento das empresas em Cuiabá. O nome da operação faz alusão à “ilusão” criada pelos empresários, que teriam alimentado o sonho da formatura em centenas de famílias.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.