O reflexo da ExpoNorte no comércio de Sinop é positivo. Dados levantados junto à Associação dos Hotéis de Sinop, mostram um aumento de 20% nas diárias médias e uma lotação de 95% nas acomodações, entre sexta-feira (16) e sábado (17), dias em ocorreram a realização do maior evento da agricultura familiar e do agronegócio regional.
Marcelo Kreibich, presidente da associação, fez um balanço médio dos dias que antecederam o evento e dos dias que ele acontece, chegando a conclusão de que “foi uma semana média para boa, como todas as semanas, porém, no final de semana, sexta [16] para sábado [17] está bombando. A ocupação está alta, a tarifa flutuante o pessoal está usando e tendo um ganho maior, então está sendo muito positivo para gente”.
Kreibich falou que eventos como esse são importantes para impulsionar o turismo local e o fomento da economia sinopense e colocou a associação como parceria nesse processo de captação de turistas. “É positivo, é bacana esse tipo de evento em nossa cidade. Houve um reflexo bacana na lotação e na diária média pela festa. Somos parceiros, a associação é parceira nesses eventos e está disposta a contribuir com o que for preciso. Tudo o que a gente quer é movimentar os finais de semana e trazer os turistas para nossa cidade”, comentou.
José Pedro Serafini, secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), destaca que Sinop, por ser uma cidade líder regional, todos os investimentos públicos realizados, por menor que seja, sempre obterá resultados positivos tanto local como regional.
“Toda e qualquer atividade econômica que realiza-se em Sinop, seja na área turística, de negócios, ela dá um excelente resultado a todos os setores da economia local, porque agrega valores, prestação de serviços. Isso mostrou durante a ExpoNorte que a Prefeitura, ajudando a fomentar um evento desse, movimenta economicamente toda região por causa da polarização, centralização e liderança que Sinop tem no norte do estado”, comentou.
O levantamento da secretaria mostra que o “setor de hotéis, chegou a cerca de 95% de lotação, situação idêntica, os restaurantes, a movimentação nas farmácias, postos de gasolina, nos pequenos negócios, na prestação de serviços e inclusive no setor de mecânica. Observa-se que eventos dessa natureza, quando são realizados em Sinop elas dão excelente resultado. Tudo o que é investido, por menor que seja, dá um retorno e com isso se solidifica a economia pujante em Sinop”, finalizou.
O evento aconteceu por cinco dias, com público geral de 140.000 pessoas de Sinop e de toda região, inclusive do sul do Pará.
Durante a realização do evento, a Prefeitura marcou presença com a apresentação da força da agricultura familiar de Sinop, da inclusão social por meio da ação “Entrada Solidária”, da acessibilidade às pessoas e famílias atípicas e do fornecimento de conhecimento e capacitação técnica, por meio da visitação de alunos da rede municipal de ensino e das palestras organizadas pela Sedec.
Fonte: cenariomt