Sophia @princesinhamt
Turismo

Descubra se o seu sobrenome português concede direito à cidadania e até que geração ele pode ser solicitado

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Estima-se que até 15% dos brasileiros carreguem o sobrenome Silva, o mais comum do país. Do presidente Lula ao craque Neymar, passando por figuras históricas como o piloto Ayrton Senna (da Silva) ou a atriz Fernanda Montenegro (nascida Arlette Pinheiro Esteves da Silva), o nome familiar mais comum do Brasil é o traço mais evidente de uma tradição herdada da colonização do país – os sobrenomes portugueses.

Os 10 sobrenomes mais comuns do Brasil guardam em Portugal ou na vizinha Galícia (hoje parte da Espanha) a sua origem. Além de ajudar a traçar o passado de sua família e o lugar de onde ela pode ter vindo, preservar esse legado pode até dar uma chance de obter a cidadania portuguesa (e um passaporte europeu capaz de facilitar suas próximas viagens), dependendo de quantas gerações se passaram desde que seus ancestrais vieram para cá.

Cada nome, um motivo

O top-10 na lista dos nomes familiares mais comuns do Brasil, todos com um pé em Portugal, está assim:

  1. Silva
  2. Santos
  3. Oliveira
  4. Souza (ou Sousa)
  5. Pereira
  6. Ferreira
  7. Rodrigues
  8. Alves
  9. Lima
  10. Costa

De modo geral, os sobrenomes se dividem em toponímicos (fazendo referência a um lugar de origem, como os Oliveira, que poderiam vir da hoje extinta freguesia de Santa Maria da Oliveira), patronímicos (citando algum ancestral masculino, como os Rodrigues, “descendentes de Rodrigo”), relacionados a uma profissão (como os Ferreira, que podem ter se originado em famílias de ferreiros) ou à religião (caso óbvio dos Santos).

Determinar a origem exata da sua família pode ser um pouco mais difícil, pois, embora alguns sobrenomes tenham um local de nascimento mais claro, normalmente seu ponto de partida data de muitos séculos atrás. Com o tempo, o nome se espalhou pela Península Ibérica, e não necessariamente seus antepassados que vieram para cá guardam uma relação significativa com a primeira origem, que pode remeter à Era Medieval ou até antes, na Antiguidade.

amoras-silvestres-silvas
As amoras-silvestres, ou “silvas”, seriam a origem da versão lusitana desse nome (Lance Cheung/Multimedia PhotoJournalist/USDA/Reprodução)

É o caso dos Silva, um nome que já aparece na Roma Antiga, e originalmente se referia a pessoas que vinham de áreas de bosques – mas, em Portugal, pode ter se transformado o suficiente para fazer menção a regiões sem florestas, mas ricas em amoras-silvestres, conhecidas por lá como “silvas”.

Posso obter a cidadania portuguesa?

Se você tem um sobrenome português, é natural que já tenha se questionado se consegue obter a cidadania do país por ascendência. A legislação lusitana tem um processo facilitado para até duas gerações anteriores: ou seja, quem é neto de portugueses pode pleitear o direito sem grandes empecilhos, desde que comprove o domínio da língua – algo fácil para brasileiros – e não tenha antecedentes criminais.

Em tese, não há um impedimento para tentar a cidadania se um antepassado é ainda mais antigo, mas, neste caso, você precisará de pessoas vivas em gerações anteriores à sua. Não é possível “pular” mais que duas gerações, então bisnetos de portugueses, por exemplo, não podem pedir a cidadania por ascendência diretamente – nessa hipótese, se seu pai ou mãe netos do português estão vivos, eles podem fazer a solicitação, abrindo caminho para que você busque o direito quando eles o obtiverem.

Leia tudo sobre Portugal

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.