Sophia @princesinhamt
MATO GROSSO SINOP

ExpoNorte destaca palestras sobre produção familiar e capacitação técnica para pequenos agricultores

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A rodada de palestras realizada gratuitamente na ExpoNorte, pela Prefeitura de Sinop, organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), com foco na agricultura familiar, encerrou na tarde desta sexta-feira (16). Ao longo dos três dias de capacitação técnica, 10 palestras foram realizadas por ministrantes locais e da região.

O vice-prefeito Paulinho Abreu esteve acompanhando o andamento das ministrações e ressaltou que esse é um dos compromissos do Poder Executivo com a população, o fortalecimento da entrega do conhecimento técnico aos pequenos agricultores de Sinop e região. “A feira além de trazer o entretenimento, ela também tem o compromisso de trazer a informação e a capacitação aos agricultores, principalmente aos pequenos produtores, para estudantes, enfim, para pessoas que vem aqui em busca de adquirir aprendizado com esses grandes palestrantes em diversas áreas, mas com foco na produção animal e vegetal, aqui, para o nosso município; então é um evento também de conhecimento”, explicou.

José Pedro Serafini, secretário de Desenvolvimento Econômico ressaltou que o evento teve foco na agricultura familiar, mas principalmente nos sucessos dos pequenos produtores do ramo alimentício.

“Em especialmente, é a oportunidade que a Prefeitura, por meio da Sedec, com a agricultura, capta esse conhecimento de palestrantes, para disseminá-lo àquela grande formação de produtores rurais do nosso município, especialmente na área alimentícia, de queijos, bolachas, verduras e até na área da pecuária, que aborda a questão da forragem, o tipo de capim, o manejo, a silagem e assim sucessivamente. Então é a ação do município disponibilizando esse conhecimento dos produtores da área agropecuária de Sinop”, complementou.

Silas Vicente, médico em Cuiabá, um dos palestrantes do evento, veio à Sinop, à convite da Sedec, para compartilhar o sucesso que obteve com a produção familiar de queijos finos. Segundo ele, a ideia surgiu durante o período de pandemia, após o fechamento dos pequenos laticínios que recebiam a produção leiteira dele. “[…] não tínhamos onde vender esse leite e este começou a ser descartado e aquilo me incomodou demais, e ao invés de descartar o leite, optei por começar a estudar e fabricar um queijo próprio, e até aquela época, não tinha feito nenhum queijo e comecei a fabricar o queijo, para evitar de jogar o leite fora”.

Após a busca por conhecimento sobre a produção de queijo, Vicente resolveu adotar a linha de produção, em pequena escala, de queijos de mofo branco. O negócio familiar foi tão bem aceito e produzido que recebeu a primeira medalha do estado em uma competição internacional de queijos. “[…] eu fiquei sabendo que ia ter um concurso mundial em São Paulo e resolvi levar meu queijo para esse concurso e ganhei uma medalha de bronze nesse concurso, foi [queijo] o terceiro colocado na categoria de queijo de mofo branco e assim foi a primeira medalha de um queijo matogrossense em um concurso internacional, por isso do título “Do leite descartado ao queijo premiado”.

O médico e pequeno produtor afirmou que mesmo com o tamanho sucesso do queijo, mantém-se a tradição da produção em pequena escala, sendo feito pela própria família, apenas nos finais de semana. Durante a semana, ele atua como médico na capital Cuiabá. “[…] e na verdade, a gente fabrica os queijos somente nos finais de semana, até hoje, e durante a semana continuo sendo médico, mas aos fins de semana a gente fabrica os queijos e já atendemos em todo o estado”, finalizou.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.