A Volvo acaba de dar o pontapé inicial na produção do EX30, seu SUV elétrico mais vendido, na unidade de Ghent, na Bélgica. E olha… se o mercado fosse um campo de futebol, esse carro estaria usando a camisa 10 e marcando de placa.
VEJA TAMBÉM:
Desde que estreou nos gramados, ou melhor, nas concessionárias, no finalzinho de 2023, o EX30 tem sido um verdadeiro fenômeno de torcida. E com razão! Compacto, moderno, elétrico e com aquele toque de luxo da Volvo.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
200 milhões de euros investidos
Imagem: Divulgação
Com a demanda só crescendo, a marca não pensou duas vezes: modernizou a fábrica de Ghent com 200 milhões de euros em investimentos, incluindo 600 robôs novos em campo e uma nova linha para montagem de baterias.
E sabe o que é melhor? Essa nova fase criou 350 empregos diretos, colocando mais gente em campo e elevando o time da planta para cerca de 6.600 profissionais. Além do EX30, a fábrica também escala em sua linha os modelos EX40, EC40, XC40 e o híbrido V60.
E a Volvo quer mesmo dominar o campeonato europeu dos elétricos: agora são 10 modelos eletrificados produzidos nas unidades de Ghent e Torslanda, seguindo firme no esquema tático da sustentabilidade e inovação, em linha com os objetivos da União Europeia.
Volvo EX30 lidera vendas da marca no Brasil
Imagem: Divulgação
Lançado oficialmente em maio de 2024, o Volvo EX30 rapidamente se consolidou como o modelo mais vendido da marca no Brasil, um feito expressivo para um SUV elétrico compacto de luxo em um mercado ainda em amadurecimento.
Em 2024, o EX30 emplacou 2.748 unidades, o que representa 82,5% de participação no segmento premium de SUVs elétricos compactos.
Com uma proposta que une design escandinavo minimalista, desempenho esportivo e um preço agressivo dentro da categoria, o EX30 chamou atenção desde o primeiro contato com o público.
E o reconhecimento veio não só nas vendas, mas também nas premiações. Em apenas um ano de mercado, o modelo faturou sete prêmios automotivos relevantes, entre eles:
- “Melhor Carro Elétrico”
- “Melhor Elétrico entre R$ 200 mil e R$ 400 mil”
- “Carro Mais Tecnológico entre R$ 150 mil e R$ 300 mil”
- “Compacto Urbano”
- “Carro Urbano do Ano”
Gama de versões e vendas
O EX30 é oferecido no Brasil em quatro versões, todas com motor elétrico traseiro de 272 cv, entregando uma aceleração de 0 a 100 km/h entre 5,3 e 5,7 segundos, dependendo da configuração.
- Ultra (topo de linha) – bateria de 69 kWh, autonomia de até 338 km (44,5% das vendas)
- Core Extended Range – mesma bateria e autonomia da Ultra (24,2% das vendas)
- Plus (intermediária) – 16,3% das vendas
- Core (versão de entrada) – bateria de 51 kWh, autonomia de 250 km (15% das vendas)
Interior e proposta sustentável
O EX30 aposta no uso de materiais recicláveis e na experiência digital. Todas as versões trazem uma central multimídia vertical de 12,3 polegadas, interface intuitiva e foco na conectividade, sem abrir mão da segurança, um dos pilares da marca sueca.
Imagem: Carlos Guimarães
Fonte: autoo