Ação conjunta das forças de segurança em Mato Grossodesarticulou, nesta quarta-feira (7), um esquema de lavagem de dinheiro ligado ao tráfico de drogas, com atuação em Sinope Várzea Grande. A ofensiva cumpriu 14 mandados de prisão preventivae 13 de busca e apreensão, além de determinar o sequestro de bens e valores.
Coordenadas por unidades de combate ao crime organizado, as operações Minerva e Destino Final 2têm como foco uma facção que utilizava mulheres como peças-chaveno recolhimento, ocultação e transporte de dinheiro obtido com a venda de entorpecentes no norte do estado.
As investigações apontam que nove mulheresintegravam o núcleo financeiro do grupo criminoso. Elas recebiam os valores arrecadados e os repassavam a outras comparsas, que levavam o montante até uma empresária do setor de transportes em Várzea Grande, também investigada por participação no esquema.
Durante a apuração, uma das envolvidas foi flagrada com cerca de R$ 500 mil escondidos em um compartimento oculto no painel de um carro. Ela seguia de Sinop para Cuiabá, ainda em Mato Grosso quando foi interceptada.
Os mandados foram expedidos pela Vara de Organização Criminosa de Sinop. Entre os materiais apreendidos estão valores em espécie, documentos e bens, que servirão para aprofundar a apuração e identificar outros envolvidos.
Fonte: cenariomt