Sophia @princesinhamt
Eventos

Chuvas intensas ameaçam Centro Histórico de Cuiabá com vazamentos e desabamentos de paredes

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Secretaria Municipal de Cultura e a Defesa Civil de Cuiabá estão monitorando o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC) e outras construções no Centro Histórico da cidade devido as fortes chuvas que ainda caem na Grande Cuiabá.

Segundo o instituto de meteorologia ClimaTempo, o mês de abril em Cuiabá foi o mais chuvoso dos últimos 64 anos.

Leia mais: Abril histórico: Cuiabá registra o mês mais chuvoso em mais de 64 anos

O secretário municipal de Cultura, Johnny Everson, informou que foi encontrado um vazamento em uma parede do MISC pela Assessoria Especial de Valorização do Patrimônio Histórico de Cuiabá.

A infiltração foi causada por um novo desabamento na antiga Gráfica Pêpe, que fica ao lado do museu.

As fortes chuvas também causaram desmoronamentos em outros pontos do Centro Histórico. Uma parede ao lado da antiga sede da Secretaria de Estado de Turismo e a antiga sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que está em reforma, também sofreram danos.  

O secretário afirmou que, em 2013, o Governo Federal repassou R$ 11 milhões para a prefeitura de Cuiabá restaurar os casarões históricos. No entanto, segundo ele, as administrações anteriores enfrentaram dificuldades burocráticas para realizar os reparos, como a necessidade de obter autorização de todos os herdeiros dos imóveis. Apenas 5% do recurso foi utilizado, e 95% foi devolvido ao Governo Federal.

“Precisamos identificar a quem pertence cada imóvel (município, estado, governo federal ou iniciativa privada) e quais medidas legais são necessárias para realizar as intervenções. O primeiro passo é fazer um levantamento detalhado de todo o patrimônio do Centro Histórico. Estima-se que existam cerca de 400 casarões”.  

O secretário municipal de Defesa Civil, coronel Alessandro Borges, anunciou a criação de um grupo de trabalho para inspecionar os locais afetados.

No caso do MISC e da antiga Gráfica Pêpe, que compartilham a parede danificada, será realizada uma nova vistoria com a participação de equipes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), do Iphan e de representantes de outras secretarias.

Monitoramento

A Defesa Civil de Cuiabá também está monitorando uma residência no Centro Histórico que foi danificada por um desabamento.

A rua onde o imóvel está localizado foi interditada pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) por segurança. A Secretaria de Obras realizou um escoramento emergencial da estrutura para evitar mais danos.

Com base em recomendações técnicas do Crea-MT, da Defesa Civil e do Iphan, lonas foram colocadas sobre o imóvel como medida preventiva. O proprietário aguarda a autorização do Iphan para iniciar as obras de reforma.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.