Na manhã deste domingo, 4 de maio, a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), participou das celebrações em homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Guia, que neste ano completa 158 anos, mesma idade do município. As atividades começaram às 5h30 com o tradicional levantamento do mastro e café da manhã, seguido de missa às 7h30 na Igreja Nossa Senhora do Carmo, localizada na região central da cidade.
“Nossa Senhora da Guia representa não só a fé do nosso povo, mas também a história e a identidade de Várzea Grande. Celebrar essa data é reafirmar nossas raízes, nosso orgulho e nossa devoção por tudo aquilo que nos trouxe até aqui nesses 158 anos de história”, destacou a prefeita.
Após as celebrações religiosas, Flávia Moretti seguiu para a comunidade rural Sadia 3, onde acompanhou os trabalhos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, em parceria com o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), dentro da campanha estadual de atualização de rebanhos, em mais uma ação municipal do Pé na Roça. Todo final de semana, as comunidades rurais são visitadas pela gestão municipal.
A prefeita também deixou um convite especial à população para participar das atividades programadas para esta tarde: “Convido todos os várzea-grandenses para estarem conosco, neste domingo, a partir das 16h, no lançamento das obras de reforma da Igreja Nossa Senhora da Guia, nosso patrimônio cultural. Teremos procissão, missa e quermesse em homenagem à nossa padroeira e aos 158 anos de nossa querida cidade”.
PÉ NA ROÇA – A atualização é obrigatória e deve ser feita por todos os produtores de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, equídeos, suínos, aves, peixes e abelhas do estado. A campanha ocorre duas vezes ao ano, nos meses de maio e novembro. Em Várzea Grande, a ação é realizada com o apoio direto dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, por meio da unidade municipal do Indea.
“O produtor que não realizar a atualização ficará impedido de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) a partir do dia 8 de maio, exceto nos casos de abate. A não comunicação do estoque pode gerar multas. A a campanha é fundamental para manter a certificação sanitária do rebanho mato-grossense e garantir a competitividade do setor nos mercados internacionais”, explicou o secretário Ricardo Amorim.
A comunidade do Sadia 3 reúne cerca de 2 mil propriedades rurais, com destaque para criações de bovinos, abelhas e peixes. Também há produção expressiva de melancia, abóbora, mandioca e hortaliças. A região conta ainda com cadeias produtivas organizadas nas áreas de leite, olericultura, apicultura e piscicultura, além das cooperativas CooperCasa, Coorimbatá, Coopervec e Cooperlag, esta última atualmente inativa.
“Apoiar e fortalecer nossas comunidades rurais é fundamental para o desenvolvimento sustentável de Várzea Grande. Esses produtores são responsáveis por uma parte significativa da nossa economia e merecem atenção, apoio técnico e políticas públicas que assegurem seu crescimento e valorização”, reforçou Flávia Moretti.
Fonte: cenariomt