A ofensiva contra o comércio clandestino de eletrônicos em Mato Grosso avançou com a apreensão de dois carros de luxo, uma Lamborghini e uma McLaren, avaliados em mais de R$ 2,5 milhões, durante a operação Falsus Deviatis. Também foram confiscados relógios, bolsas de grife e dinheiro em espécie, reforçando os indícios de lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito por parte do grupo investigado.
Os veículos pertencem ao proprietário de uma das lojas investigadas, suspeita de integrar uma estrutura formada por três redes de eletrônicos com atuação em Cuiabá e Várzea Grande. A ação é coordenada pela Polícia Federal, Receita Federal e Polícia Civil, com apoio da Delegacia do Consumidor de Mato Grosso (Decon).
Agentes cumpriram 21 mandados de busca e apreensão e realizaram o sequestro de bens móveis e imóveis com autorização da 5ª Vara Federal Criminal.
A apuração teve início após fiscalizações da Receita Federal, que identificaram a comercialização de produtos importados ilegalmente e com sinais de falsificação. Segundo a investigação, o grupo utilizava pessoas interpostas (laranjas) para ocultar a real propriedade das empresas e do patrimônio adquirido.
Os suspeitos poderão responder por crimes de contrabando, descaminho, associação criminosa, lavagem de capitais, além de crimes contra a propriedade intelectual e o consumidor.
Fonte: cenariomt