Famosos estão tendo problemas com o uso indiscriminado de inteligência artificial. O DJ Pedro Sampaio e a cantora Sandysão alvos recentes de aplicações de golpes com uso de “deepfake”. Ele reclamou da situação no Instagram.
“Infelizmente fui vítima de um golpe de ‘deepfake’ em que uma versão falsa do meu rosto e da minha voz são utilizados para divulgar um serviço de jogo de azar pelas redes sociais. Não cliquem ou acreditem neste tipo de anúncio. Não sou eu. Tomem cuidado com o que você acessam na Internet”, escreveu o artista.

(Foto: Instagram @pedrosampaio)
“Deepfake”é uma técnica utilizada para criação de vídeos, imagens ou áudios falsos com uso de inteligência artificial. Desta maneira, pessoas reais aparecem fazendo ou dizendo algo que nunca fizeram ou falaram.
Sandy sofre com o mesmo mal desde o ano passado. Uma publicidade real gravada por ela foi usada como base para aplicação de golpes. Nos vídeos, “ela” aparece promovendo produtos e serviços que nunca promoveu de verdade, convidando as pessoas a clicarem em um link suspeito. Os vídeos circulam no Instagram e no TikTok.

Sandy em vídeo de “deepfake” (Foto: TiKTok)
Uso de deepfakes para golpes cresce no Brasil
Sem regulamentação para as redes sociais e para o uso de inteligência artificial, “deepfakes” se proliferam. No início do ano, Giovanna Ewbank foi vítima do mesmo mal, com um vídeo em que uma versão falsa dela promovia o uso de botox.
Segundo o Relatório Global de Ameaças da ESET, o uso de deepfakes por criminosos virtuais cresceu 335% no segundo semestre de 2024. Neymar, Luciana Gimenez, Ivete Sangalo, Jade Picon, Ana Maria Braga e Mano Brown também já tiveram suas imagens usadas para os golpes financeiros.

(Foto: Instagram/@gioewbank)
Fonte: portalpopline