A rota de colisão entre Prefeitura e Casa de Leis ficou evidente logo no início do mandato, quando a Câmara revogou uma lei que permitia ao prefeito contratar, descontratar e conceder os serviços de coleta de lixo sem precisar de autorização dos vereadores.
O próprio projeto para revogar a foi enviado no apagar das luzes pelo prefeito Kalil Baracat. A votação final foi de 16 votos favoráveis à derrubada da lei, contra 5 abstenções e nenhum voto favorável a manutenção da lei, como defendia a gestão Flavia.
Além disso, Flávia e Cerqueira não alinharam a comunicação no tema privatização do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Várzea Grande – promessa de campanha da liberal.
Quando Moretti fazia movimentos para avançar com a ideia, o presidente da Casa de Leis a questionou publicamente em uma entrevista coletiva. ‘Ela é a dona do DAE?’, ironizou. “Parece que ela quer ser dona do DAE sozinha”.
Contudo, o desentendimento entre a prefeita e vereadores aparentemente foi superado, como Flávia fez questão de demonstrar em seu discurso nesta sexta.
“Aos meus vereadores aqui presentes, eu falo meus porque são de Várzea Grande, né, também sou cidadão várzea-grandense, obrigado por estar aqui hoje. Sem dúvida nenhuma, é com muito carinho que eu vejo a câmera caminhando comigo de agora em diante, né, presidente?”, disse a prefeita. “E isso é muito bom e muito saudável pra todo governo, pra todo caminho”.
A disputa pelo DAE, contudo, continua. Nesta sexta, o presidente Wanderley Cerqueira afirmou que o coronel da reserva do Exército Sandro Azambuja já pode ser considerado exonerado da presidência do Departamento de Água e Esgoto (DAE-VG). Em conversa com a imprensa, Wanderley reforçou as críticas à gestão do militar à frente da autarquia e indicou que, para ele, não há mais necessidade de interlocução com Azambuja.
Wanderley é um dos vereadores que vêm pressionando publicamente pela saída do coronel nos últimos dias, sob o argumento de que houve piora no fornecimento de água em diversos bairros do município desde o início da nova gestão.
Diante da pressão do Legislativo, a prefeita Flávia Moretti (PL) admitiu a possibilidade de trocar o comando do DAE. A escolha do novo nome será técnica e terá o aval do vice-prefeito Tião da Zaeli (PL), que indicará o substituto. A prefeita havia negado mudanças no início da semana, mas mudou de posição após manifestações públicas de vereadores e da população.
Fonte: Olhar Direto