O papa Francisco atingiu um marco histórico no ao canonizar 926 santos em pouco mais de 12 anos. O teólogo Fernando Altemeyer afirmou ao jornal gaúcho Zero Hora que o sumo pontífice foi o papa que mais canonizou na história da Igreja Católica.
A próxima canonização seria de Carlo Acutis, jovem italiano que morreu em razão de uma leucemia, aos 15 anos. Conhecido como “santo da internet”, Acutis teve dois milagres reconhecidos por Francisco.
No entanto, o processo foi interrompido em virtude da morte do papa. O evento estava agendado para o próximo domingo, 27.
Primeiras canonizações de Francisco
Em maio de 2013, logo no começo do papado, Francisco canonizou 813 italianos que morreram no cerco otomano no sul da Itália, em 1480, por se recusarem a se converter ao islã. Eles já haviam sido beatificados por Bento XVI.
Entre os santos canonizados por Francisco estão a primeira santa brasileira, Irmã Dulce, que foi elevada à santidade em 2019, e também os papas Paulo VI e João Paulo II. Este último é o segundo pontífice que mais canonizou santos, com 483 nomeações em 26 anos de liderança do mundo católico.
Além do número expressivo de canonizações, Francisco reconheceu como santos alguns religiosos que foram vítimas de regimes ditatoriais, como dom Oscar Romero, de El Salvador, e Angel Angelelli, da Argentina.
A morte do papa
O mundo se despediu nesta segunda-feira, 21, do papa Francisco, de 88 anos. No mesmo dia, a Diocese de Roma realizou a missa de sufrágio da alma do sumo pontífice.

. Seu quadro era muito grave. O papa recebeu alta em 23 de março e se recuperava em casa, com restrição de compromissos públicos.
Fonte: revistaoeste