Sophia @princesinhamt
Notícias

Por que 21 de abril é feriado nacional no Brasil e quem foi Tiradentes? Saiba mais!

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

G1 MG

Esta segunda-feira (21) marca o último dia do “super feriado” de 2025, que uniu a Semana Santa com o dia de Tiradentes. Mas, afinal, por que o dia 21 de abril é feriado no Brasil e quem foi o homenageado pela data?

O feriado lembra a morte de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, executado em 1792 por participar da Inconfidência Mineira. Considerado traidor à época, ele foi enforcado e esquartejado pela Coroa Portuguesa.

Hoje, Tiradentes é reconhecido como herói nacional e patrono cívico do Brasil.

A data se tornou feriado nacional em 1965, durante o governo de Castello Branco, na Ditadura Militar, quando foi sancionada a Lei nº 4.897.

A norma afirma que a condenação de Tiradentes “não deve manchar sua memória”, reconhecida oficialmente pelos brasileiros como “o mais alto título de glorificação do nosso maior compatriota de todos os tempos”.

Mais do que um mártir, Tiradentes era um homem comum, cheio de contradições, paixões e ideias. Nascido em 1746, teve uma trajetória multifacetada: foi dentista — daí o apelido “Tiradentes” —, minerador, comerciante, militar (com o posto de alferes) e um leitor voraz.

Ele viveu em pleno século XVIII, em uma colônia explorada por Portugal, onde a insatisfação com os altos impostos e a falta de autonomia política começava a gerar movimentos de revolta.

Foi nesse cenário que surgiu a Inconfidência Mineira, conspiração organizada por um grupo de intelectuais e militares que sonhava com a independência e a instalação da República.

No começo, Tiradentes se envolveu na trama pelo mesmo motivo da maioria de seus companheiros: insatisfação pessoal com a Coroa. Com o passar do tempo, já dentro do movimento, Joaquim adquiriu consciência política e compreendeu que a luta em que estava envolvia causas nobres, como a instalação da República e o fim da cruel dominação portuguesa
— Lucas Figueiredo, biógrafo de Tiradentes
A conspiração foi descoberta e seus membros, presos. Tiradentes passou três anos encarcerado no Rio de Janeiro, até ser executado.

O corpo dele foi esquartejado e as partes foram espalhadas por diferentes pontos de Vila Rica, atual Ouro Preto, “para servir de exemplo”. Em um desses locais, hoje há uma placa que diz: “aqui em poste de ignominia esteve exposta sua cabeça”.

Medalha da Inconfidência celebra legado
Em memória de Tiradentes, o governo de Minas Gerais concede anualmente a Medalha da Inconfidência, maior honraria do estado. A tradicional cerimônia acontece nesta segunda-feira (21), em Ouro Preto, reunindo autoridades e homenageados de diversas áreas.

Neste ano de 2025, 171 pessoas serão condecoradas em quatro categorias: Grande Medalha (40), Medalha de Honra (58), Medalha da Inconfidência (72) e Grande Colar (1), concedido a chefes de Estado ou presidentes dos três Poderes.

O homenageado com o Grande Colar em 2025 é o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  –  GRUPO 2  –  GRUPO 3

Fonte: unicanews

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.