Sophia @princesinhamt
Food

Descubra Receitas Criativas para uma Páscoa com Pudim e Framboesas em Mato Grosso

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Mais do que ovos de chocolate, a Páscoa de 2025 trouxe sabor, criatividade e otimismo para o comércio de Mato Grosso. Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF-MT) apontou que os consumidores devem movimentar mais de R$ 390 milhões com produtos típicos da data, um crescimento expressivo em relação ao ano passado. O destaque ficou por conta da valorização dos produtos artesanais e da ousadia de pequenos empreendedores, que apostaram em sabores inusitados para conquistar o público.

O valor médio gasto por pessoa também aumentou consideravelmente: passou de R$ 154,61 no ano passado para R$ 281,41 neste ano. Apesar disso, 70,1% dos entrevistados ainda pretendem gastar até R$ 200, mostrando que muitos consumidores continuam atentos ao orçamento. Quase metade dos consumidores (49%) afirmaram que irão consumir chocolates nesta Páscoa, um salto em relação aos 37% de 2024.

Essa movimentação reforça a importância da data para pequenos empreendedores como Marcelo Vieira, 62 anos, que abriu o Pudim do Vieira em junho do ano passado. Nesta Páscoa, ele decidiu inovar e uniu duas paixões nacionais: chocolate e pudim.

“Comecei nesta Páscoa a vender ovos de chocolate com pudim. Uma novidade. 100% foi incrível. Muito bem quisto pelos clientes”.

Além dos sabores tradicionais, Marcelo aposta na criatividade. “Faço o pudim tradicional, claro, mas também trago versões como café, ovomaltine, chocolate branco com frutas vermelhas, doce de leite e até opções sem lactose. Toda novidade é sempre bem-vinda e atende ao entusiasmo dos clientes”, conta.

Ele também está planejando lançamentos temáticos para o ano.

“Em junho e julho, vem aí o pudim para festa junina, com sabores como cocada e outros surpresas. E já estou pensando em algo especial para o Dia das Crianças”, adianta o empreendedor.

Outra que apostou em sabores diferenciados foi a confeiteira Norma Rodrigues, 30 anos, que é dona do Bendito Bocado. Ela conta que o ovo de colher de framboesa foi o campeão de vendas.

“As pessoas pedem até para saber o sabor, por curiosidade, pela beleza, tudo mais. Então o de framboesa esse ano continua sendo campeão de vendas”.

Norma também lançou um trio de ovos com sabores exclusivos e explica que foge dos tradicionais “ninho com Nutella” para conquistar novos clientes.

“Eu queria algo diferente do que sempre vende, porque qualquer pessoa pode fazer esses sabores comuns. Os meus sabores são pra quem quer experimentar algo novo.”

O esforço tem valido a pena: a confeiteira afirma que o volume de vendas na Páscoa representa até 15 vezes mais que o de um final de semana comum. “É o nosso momento. Para mim, a Páscoa é muito melhor que o Natal. O Natal é um esquenta de Páscoa. Se você estudar, analisar bem e precificar corretamente, dá pra vender bem e ainda investir na empresa.”

A pesquisa ainda revelou que os supermercados seguem como o principal ponto de compra, com 66,1% da preferência dos consumidores. Porém, cresce também o interesse por produtos artesanais: 41,1% dos consumidores disseram que comprariam ovos feitos por produtores locais, um aumento significativo frente aos 25% registrados no ano passado.

Para quem optou por não comprar produtos de Páscoa neste ano, grupo que representa 44,7% dos entrevistados, os principais motivos foram dificuldades financeiras (46,9%), falta de hábito de comemorar (34,1%) e afirmaram ter uma restrição alimentar (1,3%).

Apesar disso, os números apontam para um ano promissor, com consumidores mais dispostos a gastar e empreendedores atentos às tendências e inovações. A Páscoa de 2025 mostrou que, no Mato Grosso, tradição e criatividade caminham juntas e com muito sabor.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.