Em alusão ao mês de conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) deu início à campanha “Conheça e Entenda o Autismo”.
A iniciativa visa combater o preconceito e o bullying ainda presentes na realidade de muitas famílias, levando palestras informativas para escolas públicas e privadas de Cuiabá ao longo de 2025.
A proposta do Ministério Público é expandir as palestras para diversas instituições de ensino da capital ao longo deste ano, com o apoio da TV Centro América.
A primeira ação da campanha ocorreu na Escola Estadual Alcebíades Calhao, no bairro Quilombo, onde estudantes tiveram a oportunidade de aprender, durante uma hora, sobre o cotidiano de uma pessoa com autismo.
A palestra foi conduzida pela promotora de Justiça Daniele Crema, que compartilhou sua experiência pessoal como mãe de um menino autista de 11 anos, abordando o tema com sensibilidade e profundidade.
Entenda o Transtorno do Espectro Autista
O Transtorno do Espectro Autista é definido como uma condição neurológica complexa que impacta o desenvolvimento, gerando dificuldades na organização de pensamentos, sentimentos e emoções.
Essas dificuldades podem se manifestar como barreiras na comunicação e na interação social, além da presença de comportamentos repetitivos e padrões de interesse restritos.
Os primeiros sinais do TEA podem surgir nos primeiros meses de vida, mas o diagnóstico geralmente ocorre entre os dois e três anos de idade.
A utilização do termo “espectro” reflete a ampla variedade de sintomas e níveis em que o transtorno pode se manifestar em diferentes indivíduos.
Cartilha
Para facilitar o acesso da população a informações relevantes sobre o TEA, o Ministério Público elaborou uma cartilha abrangente.
A cartilha está disponível AQUI.
O material reúne dados sobre o transtorno, a importância do diagnóstico precoce, a legislação estadual pertinente, os direitos assegurados às pessoas com autismo, além de fornecer contatos de associações e conselhos profissionais que podem oferecer suporte e orientação.
O autismo na escola
A professora Doralice Moura, que acompanhou a palestra, relatou a alta incidência de alunos com TEA em sala de aula. Segundo ela, em média, a cada 30 alunos, pelo menos três são autistas, sem contar aqueles que ainda não possuem diagnóstico formal.
A educadora acredita que iniciativas como a do Ministério Público são cruciais para a construção de um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo.
A iniciativa do MPMT foi bem recebida pelos estudantes, muitos dos quais já convivem com pessoas autistas em suas famílias. Eles expressaram que a palestra contribuiu para uma melhor compreensão do universo do autismo.
A campanha “Conheça e Entenda o Autismo” do Ministério Público de Mato Grosso representa um importante passo na conscientização sobre o TEA, buscando disseminar conhecimento e promover a inclusão nas escolas e na sociedade como um todo.
Fonte: primeirapagina