Encontrar meios para suprir a crescente demanda por energia é tão importante quanto abastecer a população com alimentos. A agricultura já encontrou caminhos para a sustentabilidade, mas a produção energética ainda busca a trilha para não depender de recursos finitos.
Uma mulher deu um passo fundamental no caminho para a mudança de chave da matriz energética global. Trata-se de Mária Telkes.
Há 80 anos, Mária criou o primeiro sistema de aquecimento residencial com placas capazes de armazenar energia solar — a inovação inaugurou o uso do astro como fonte viável e a colocou entre as mulheres que mudaram o mundo.
Quando Mária se tornou uma das mulheres que mudaram o mundo?
Mária Nasceu na Hungria, em 1900. No país natal, formou-se em físico-química e conquistou o doutorado na mesma área na primeira metade da década de 1920. No ano de 1925, mudou-se para os Estados Unidos, onde construiu a carreira brilhante.
Isso aconteceu em 1948, quando Mária apresentou a Dover Sun House (Casa do Sol de Dover, em tradução livre). Localizada na cidade de Dover, em Massachusetts, foi a primeira residência aquecida dia e noite exclusivamente com energia solar. A cientista criou um sistema com placas solares com componentes químicos capazes de armazenar o calor do sol para ser aproveita-lo durante as 24 horas do dia.

O projeto foi revolucionário para a época. A construção funcionou bem por dois anos, mas problemas com as placas levaram à substituição do sistema naquele endereço.
Ainda assim, a Dover Sun House garantiu à cientista um lugar no , ao lado de tantas outras mulheres que mudaram o mundo. Além disso, ela ficou conhecida como a “Rainha do Sol”, já que suas inovações não se limitaram àquela residência.
Em 1942 — portanto, alguns anos antes da casa — Mária já havia criado um destilador solar portátil. O equipamento usava o calor do sol para purificar a água, e foi amplamente utilizado por soldados norte-americanos durante a Segunda Guerra Mundial.
Depois do projeto da casa, Mária continuou inovando. Entre suas invenções está um forno movido apenas a energia solar — uma solução pensada para permitir o cozimento de alimentos sem o uso de combustíveis não renováveis, como o gás de cozinha.
Fonte: revistaoeste