A minoria na mira suposta irregularidade na Ministério da Educação (MEC). A pasta tem petista no comando.
A presidente do colegiado, apresentou um requerimento de informação. Além disso, acionou o sobre a omissão dos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica, que mensura a alfabetização no país.

A deputada afirma que 2025 é o segundo ano consecutivo em que os rendimentos das séries determinantes para a alfabetização são ocultados.
De Toni solicita ao TCU a divulgação dos dados. Ela também cobra a responsabilização dos gestores do MEC pela ocultação das informações.
“Tais divergências podem apontar para um quadro talvez muito mais preocupante do que o sinalizado pelo governo em relação à qualidade da alfabetização no Brasil”, diz um trecho da representação ao TCU.
Para a deputada, é preciso mensurar eventuais danos aos alunos para providenciar correções correspondentes.
“Torna-se ainda mais urgente a liberação dos dados para que toda a sociedade, incluindo pesquisadores, acadêmicos, formuladores de políticas públicas e órgãos de controle, como o próprio TCU, possam se debruçar sobre os achados e propor eventuais correções de rota”, argumentou De Toni.
A representação destaca que a responsabilização dos gestores públicos envolvidos na ocultação dos dados é crucial para reverter os danos às políticas educacionais.
“Lula costumava inventar dados sobre o Brasil para outros países”, disse a deputada federal, ao mencionar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Agora, ele acha que pode esconder a verdade sobre a educação e contar a lorota que quiser. Mas nós, da minoria, não vamos permitir que ele continue enganando a população.”
Fonte: revistaoeste