A Prefeitura de Cuiabá tem se destacado na implementação de políticas de saúde bucal que visam ampliar e qualificar os atendimentos oferecidos à população. Em 2025, a Diretoria de Saúde Bucal iniciou um novo projeto voltado à Educação Permanente, alinhado às diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Essa ação foi priorizada pela gestão municipal para transformar as práticas de saúde bucal no município, garantindo que os profissionais da área estejam capacitados com as melhores evidências científicas e atualizações na política nacional de saúde bucal. O projeto recebeu o nome de Odontologia Baseada em Evidências (OBE), e a cada mês abordará temas distintos e relevantes, sempre com a participação de especialistas e parceiros.
No mês de abril, o foco será o atendimento odontológico de pacientes autistas. Para iniciar essa capacitação, nesta sexta-feira (4), às 14h, será realizada uma aula on-line com a Dra. Francine do Couto Lima Moreira, da Universidade Federal de Goiânia, uma das principais referências nacionais no atendimento odontológico para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). A transmissão será feita ao vivo pelo YouTube, em parceria com o programa Saúde Digital da SES/MT, e já conta com 168 inscritos.
A diretora de Saúde Bucal de Cuiabá, Cristhiane Almeida Leite da Silva, enfatiza a importância da capacitação dos profissionais da odontologia para melhorar a assistência e ampliar o acesso dos pacientes autistas ao atendimento adequado:
“Eu como cirurgia dentista, mas também pesquisadora e professora, não poderia deixar implementar a prática baseada em evidências como parte da reestruturação da saúde bucal. no nosso município.
Às vezes, o profissional não atende porque ele tem um desconhecimento sobre determinado assunto. Então, estamos aqui para ajudá-lo. Montamos um plano anual, no qual cada mês será abordado um tema visando aplicar o conhecimento científico nas decisões em saúde e qualificar a assistência. Nosso objetivo é ampliar o acesso e desmistificar o atendimento, pois muitas vezes o desconhecimento gera medo e recusa ao atendimento. Queremos diminuir esses encaminhamentos desnecessários para unidades hospitalares e garantir um atendimento mais humanizado e acessível para todos.”
A iniciativa marca um avanço significativo na inclusão de pacientes autistas no atendimento odontológico da rede municipal de Cuiabá, reforçando o compromisso com uma saúde bucal mais acessível e qualificada.
São parceiros desse evento também, o Conselho Regional de Odontologia CROMT e o Programa de Pós graduação stricto sensu em Ciências Odontológicas Integradas da Universidade de Cuiabá.
#PraCegoVer
A imagem ilustra uma dentista realizando atendimento bucal em uma criança. A profissional usa luvas e máscara, e a criança veste roupa verde.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Autor: Letícia Kathucia
Foto: Davi C Valle