Combate ao Mosquito
Notícias

Supermercado em SC é condenado a indenizar funcionária por negar acesso ao banheiro

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
supermercado indemnizar funcionaria negar uso banheiro sc

Via @ndmais | Um supermercado de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, foi condenado pela Justiça por restringir uso do banheiro de uma funcionária durante o expediente.

A 1ª Vara do Trabalho da cidade condenou um supermercado do município a indenizar em R$ 20 mil. Durante o processo, as testemunhas contaram que muitos funcionários passavam por isso, principalmente as mulheres.

Supermercado foi condenado por restringir uso do banheiro

A mulher relatou uma rotina marcada por longas esperas de até uma hora para o uso do banheiro. Mesmo acionando uma luz para sinalizar aos fiscais de caixa do supermercado, o chamado era ignorado, especialmente quando o local atingia o pico de movimento.

Uma colega afirmou ter presenciado uma outra funcionária “vazar fluxo menstrual para a roupa”, pois não conseguia ir ao banheiro para trocar o absorvente. Ainda de acordo com o relato, o caso fez com que a trabalhadora precisasse ir para casa “se lavar e trocar de roupas”.

Mesmo quando as funcionárias pediam ajuda aos gerentes para o uso do banheiro, a resposta continuava sendo não. De acordo com os relatos, era comum ouvirem frases como “segurem só mais um pouquinho”.

Uma outra testemunha relatou ter visto a autora do processo pedir para ir ao banheiro, mas ter sido “segurada, pois havia gente na frente e deveria esperar”.

Ela ainda afirmou que o problema das funcionárias para ter acesso ao  banheiro foi relatado para a ouvidoria da empresa. No entanto, apesar das “promessas de resolução”, a situação permaneceu a mesma.

O juiz Oscar Krost, responsável pelo caso na 1ª Vara do Trabalho de Rio do Sul, aceitou o pedido de danos morais. Na sentença, apontou que, além de cometer assédio moral, a empresa agiu de modo discriminatório em relação às trabalhadoras de sexo feminino. A decisão está em prazo de recurso.

Bruna Ziekuhr
Fonte: @ndmais

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.