Sophia @princesinhamt
Economia

Milei suspende proibição de 50 anos e autoriza exportação de gado argentino

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O governo da Argentina, sob a gestão de , autorizou a exportação de gado. A decisão suspende uma proibição que vigorava há mais de cinco décadas no país. Os argentinos são uma das principais referências do mercado em razão da qualidade de seus cortes de carne bovina usados principalmente em churrascos.

Em uma declaração nesta quarta-feira, 26, a Secretaria de Agricultura apresentou a reversão da política como um movimento em direção a “uma maior concorrência na cadeia de carne e gado”. A medida, conforme o governo, alinha-se ao propósito do presidente Javier Milei no sentido de desregulamentar a , atrás apenas do Brasil.

O governo Milei promulgou no mês passado um corte de impostos de cinco meses para as exportações de grãos e seus derivados. A estratégia tem como objetivo impulsionar o comércio exterior. As vendas do setor agrícola do país para os mercados estrangeiros constituem a maior fonte de moeda forte para os cofres do banco central argentino. 

Trata-se, portanto, de um importante expediente para financiar as importações e pagar as dívidas. Em 2024, a Argentina exportou cerca de 935 mil toneladas de carne bovina. Desse total, quase 70% tiveram como destino compradores chineses, de acordo com dados oficiais. 

YouTube video

As exportações argentinas de grãos e derivados geraram receita de US$ 1,501 bilhão em março de 2024. O montante representa aumento de 22% na comparação com março de 2023, ano em que Milei tomou posse. 

Os dados foram divulgados pela Câmara da Indústria Oleaginosa da República Argentina (Ciara) e pelo Centro de Exportadores de Cereais (CEC), entidades que representam 50,1% das exportações totais argentinas.

+

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.