Sophia @princesinhamt
Notícias

Várzea Grande: Bairros sofrem com falta d’água após incêndio na estrutura elétrica do DAE

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Karine Campos

Única News

Ao menos seis bairros de Várzea Grande poderão ser afetados diretamente com a falta d’água após o Booster, estrutura elétrica responsável pela distribuição de água no Parque São João, pegar fogo nessa segunda-feira (25).

O equipamento é essencial para garantir a distribuição de água para a região e, por conta do ocorrido, os bairros Dom Diego, Engordador, Jardim das Oliveiras, Ipanema, São João e Unipark serão os mais impactados.

À imprensa, o Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG) disse que já estuda alternativas emergenciais para garantir o abastecimento desses bairros, enquanto o equipamento passa por manutenção.

Até o momento, não se sabe exatamente o que teria causado o incêndio no Booster. Em um vídeo compartilhado pela página no instagram @Perrenguematogrosso, um homem que se diz morador do bairro Parque São João aparece gravando o equipamento em chamas, enquanto crítica a situação, dizendo que mais uma vez a instalação foi alvo de vandalismo.

“Acabaram de trocar as instalações aqui do Parque São João, onde é o posto do DAE, que manda água para o bairro. Ó acabaram de colocar fogo aqui e mais uma vez a população vai ficar sem água”, diz o homem gravando indignado.

Veja vídeo 

Essa não a primeira vez que moradores reclamam e afirmam sobre esse tipo de situação nas instalações. Em janeiro, a estrutura elétrica da rede de distribuição de água foi furtada, deixando milhares de moradores sem água por semanas em bairros de Várzea Grande.

Em nota, o DAE afirmou está investigando a situação e reforçou que está investindo na aquisição de câmeras de monitoramento para proteger suas instalações.

Além disso, o comunicado ainda ressalta que enquanto as medidas definitivas estão em andamento, outras providências foram tomadas para assegurar que nenhum equipamento da instalação seja furtado ou sofra algum tipo de dano por vândalos.

“A Guarda Municipal segue intensificando as rondas nos pontos críticos do sistema de abastecimento, ajudando a coibir furtos, atos de vandalismo e sabotagem da rede”, diz uma parte da nota

Leia nota completa no integra

A equipe técnica do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG) detectou um problema no Booster do Parque São João, que pegou fogo ontem (24). Equipes técnicas estão apurando as causas do incêndio para definir a melhor forma de restabelecer o funcionamento do equipamento o mais rápido possível.

O Booster é essencial para garantir a distribuição de água para a região e, devido ao ocorrido, os bairros Dom Diego, Engordador, Jardim das Oliveiras, Ipanema, São João e Unipark foram diretamente impactados. O DAE já estuda alternativas emergenciais para garantir o abastecimento desses bairros enquanto o equipamento passa por manutenção.

Segurança e monitoramento das instalações

O DAE reforça que está investindo na aquisição de câmeras de monitoramento para proteger suas instalações. Essa ação ocorre tanto por meio do programa Vigia Mais MT, da secretaria de Estado de Segurança Pública, quanto em parceria com a secretaria municipal de Viação, Obras e Urbanismo. Contudo, como qualquer aquisição pública, o processo depende de licitação e trâmites legais.

Enquanto as medidas definitivas estão em andamento, a Guarda Municipal segue intensificando as rondas nos pontos críticos do sistema de abastecimento, ajudando a coibir furtos, atos de vandalismo e sabotagem da rede. A população pode contribuir denunciando qualquer atividade suspeita pelo WhatsApp da Guarda Municipal: (65) 98464-8931.

O DAE reforça seu compromisso em solucionar o problema do Booster do Parque São João e pede a colaboração da população para proteger a estrutura de abastecimento de Várzea Grande.

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  –  GRUPO 2  –  GRUPO 3

Fonte: unicanews

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.