Trens “flutuantes” não são exatamente comuns. O mais rápido do mundo, então, você só encontra no Japão. Trata-se do Shonan Monorail, um monotrilho suspenso em que o vagão vai preso “por cima” – e, no caso dessa linha que fica majoritariamente na cidade de Kamakura, pode atingir velocidades de até 75 quilômetros por hora.
A estética inusitada e a alta velocidade para esse tipo de trem transformou essa via – que faz parte do sistema de transporte público local – em uma atração à parte na região metropolitana de Tóquio. Quem já fez a viagem compara a experiência a uma montanha-russa, pois, além da rapidez do trajeto, também chama a atenção a quantidade de subidas e descidas ao longo da viagem.
@travellerguidebook Curious Fact: The Shonan Monorail uses the SAFEGE system, which is a suspended monorail design. This system was developed in France and involves carriages hanging below the track, as opposed to the more common straddle-beam monorails where the train rides on top of the track. #japan #asia #train #fyp #tokyo
Atrações do passeio
Embora o Shonan Monorail seja o principal motivo que leva a uma esticada até Kamakura, a cidade é repleta de história e rende bem para um dia de visita. De frente para a baía de Sagami, uma ida até a praia garante vistas do mar em um ambiente menos urbano do que em locais vizinhos. Tudo isso sem sair da gigantesca mancha urbana em torno de Tóquio.
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A cerca de 50 km da capital (e a 20 km de Yokohama), a localidade também é conhecida pelos seus templos religiosos, inclusive uma estátua de Buda erguida no século 13. Nessa época, a cidade foi o centro do poder no Japão, durante o xogunato Kamakura, que dominou o país entre os anos de 1185 e 1333 – grande parte dos monumentos e parques são legados desse período ou fazem referência a ele.
Como é a viagem
Em operação desde a década de 1970, o Shonan Monorail foi o primeiro trem flutuante do Japão, mas não está sozinho: existe uma segunda linha inaugurada em 1988, em Chiba. Mas nenhum tem a primazia do recorde de velocidade – e de subidas e descidas – ostentado pela “montanha-russa” informal de Kamakura. Desenhados por uma empresa francesa, os trens lembram os metrôs de Paris, só que de ponta-cabeça.
Curiosamente, por ser tão rápida, a viagem também é curta, caso você não vá descendo ao longo das oito estações pelo caminho: o trajeto de quase 7 km é vencido em apenas 14 minutos, contando as paradas. Quem segue até o fim da linha, por sinal, também tem a chance de conhecer outra cidade, já que as duas últimas estações ficam na vizinha Fujisawa.
A passagem para o trajeto completo custa 320 ienes para adultos (cerca de R$ 12,30) e também há a opção de um ticket que vale pelo dia todo, para realizar quantas viagens quiser entre quaisquer estações, pelo valor de 610 ienes (R$ 23,50). Mais informações pelo site.
Fonte: viagemeturismo