Ô abre alas, que o Carnaval está chegando com força no interior de São Paulo! É isso mesmo. Engana-se quem pensa que são as grandes cidades que recebem os foliões no feriado. Pelo contrário, quando se tratam dos mais tradicionais destinos carnavalescos, há diversos outros municípios para desvendar.
Desfiles de bonecões, marchinhas, blocos, concursos de fantasia e shows – dos mais variados gêneros – são apenas alguns dos atrativos. Se você está querendo fugir da capital paulista e desbravar os ares interioranos, separe a purpurina e confira algumas opções para curtir a folia.
1. São Luiz do Paraitinga
Se você quer viver um típico carnaval de rua, São Luiz do Paraitinga é sem dúvida o destino ideal. Com marchinhas originais e desfiles animados, a cidade, que é conhecida por oferecer um dos dez melhores carnavais do país, acolhe públicos de diferentes faixas etárias para uma celebração cheia de vida.

Por lá, a programação começou com o 40º Festival Nhô Frade de Marchinhas, que celebra a música autoral e consagrou seu campeão na metade de fevereiro. Outros destaques incluem os tradicionais Bloco do Barbosa, que reunirá foliões no dia 3 de março, e o Bloco Juca Teles, assim como o famoso desfile dos bonecões.
2. Serra Negra
Se tem um destino que não pode ficar de fora da lista, é Serra Negra. Anualmente, a cidade realiza o famoso Serra Alegria, um evento especial para celebrar o Carnaval com muita música e diversão. Em 2025, as festividades ocorrerão entre os dias 1º e 4 de março.

Os grandes destaques da programação são as atrações para a criançada. Desfiles de personagens infantis, tattoo de glitter, pintura facial, concurso de fantasia e apresentações musicais estão entre as atividades recreativas, que serão realizadas na Praça Prefeito João Zelante. Para os adultos, a cidade ainda contará com os tradicionais bloquinhos e shows de bandas itinerantes. Veja um guia de Serra Negra.
3. Taubaté
Blocos de rua, matinês voltadas ao público infantil e bailes noturnos são algumas das atrações do Carnaval de Taubaté. Embora o orçamento apertado tenha impossibilitado os tradicionais desfiles na Avenida do Povo, as festividades prometem muita alegria aos foliões. E por lá, a programação começa cedo.

No dia 22 de fevereiro, o Pré-Carnaval fica por conta dos Grupo Estrambelhados e do Bloco Vai Quem Quer. Já nos dias 2, 3 e 4 de março, o Parque Municipal do Sedes será palco para a diversão da criançada, com direito a matinês, oficinas culturais e atividades recreativas. Para os adultos, há ainda o Baile de Carnaval Noturno no distrito de Quiririm.
4. Rio Claro
Em Rio Claro, serão quatro noites de muita música, purpurina e diversão com os tradicionais desfiles das escolas de samba. A folia na chamada “Capital da Alegria”, cujo Carnaval já figurou entre os cinco melhores do país, se estende por todo o final de semana e feriadão de Carnaval, entre os dias 1º e 4 de março.

Na noite de estreia, a Ritmo Alvinegro, a Voz do Morro e a Samuca passam pela avenida. No dia seguinte, o show é por conta da Embaixadores do Samba, de A Casamba e da UVA. Os ingressos para o evento já podem ser adquiridos – com dinheiro físico – na Casa Amarela, que está localizada na Avenida 5 com Rua 1, no centro histórico da cidade.
5. São José do Rio Pardo
Em São José do Rio Pardo, o Carnaval começa no dia 27 de fevereiro, com o ensaio técnico, e vai até 4 de março. Neste ano, o famoso Carna Rio Pardo reunirá Cisquinho, Aderê, DJ Tata, Munhoz e Mariano, Fifonha, Felipe Lima, Renato e Giovanelli, DJ Miza e Tio Cariate. Além disso, sobem ao palco o Grupo Pura Diferença, Atitude 67 e a A Zorra. Isso sem contar com as típicas bandas de marchinha.

O evento será realizado na Área de Lazer e contará com três tipos de ingressos, que já podem ser adquiridos no site. Para acessar a pista, contudo, basta levar 1 kg de alimento não perecível que será destinado ao Fundo Social. Já o Camarote e a Área Vip são pagos.
6. Piracicaba
Conhecida pelo clima descontraído e acolhedor, a cidade de Piracicaba atrai moradores e turistas para o seu tradicional carnaval de rua, que acontece anualmente no centro histórico. Marchinhas e apresentações de samba são alguns dos atrativos da festa, que recebe foliões de todas as idades.

A programação começa cedo e é recheada de atrações. Ao todo, serão cerca de 20 eventos entre a metade de fevereiro e o início de março. A abertura da temporada ficou a cargo do Bloco de Salomé e do Bloco do Peixe Frito. Há ainda outros 14 blocos pensados especialmente para divertir tanto crianças quanto adultos.
7. Campos do Jordão
Na badalada Campos do Jordão, que é conhecida como “Suíça brasileira”, o Carnaval também não passa batido. O CarnaCampos 2025 acontecerá entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março, e promete agitar a cidade com o espírito carnavalesco.
Para dar início às celebrações, a cidade sediará a 38ª edição do Festival de Músicas Carnavalescas Márcio Corrêa dos Santos (FEMUCAR). Neste ano, o concurso de marchinhas oferecerá mais de R$ 14 mil em prêmios para as melhores composições. Além disso, as festividades incluirão shows, matinês, desfiles de bonecões e, até mesmo, desfile de carros antigos.
Fonte: viagemeturismo