Edital publicado no DOE (Diário Oficial do Estado) desta segunda-feira (17) prevê distribuição de R$ 2,1 milhões a iniciativas da cultura em Mato Grosso do Sul. Segundo o texto, sete projetos voltados à realização de festivais e eventos culturais serão selecionados para receberem R$ 300 mil cada – acesse o edital completo ao fim desta matéria.
A seleção, garantida por recurso da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura), fica com inscrições abertas entre 20 de fevereiro e 24 de março, neste link.
O edital pretende auxiliar “de caráter artístico-cultural para concessão de apoio financeiro visando estimular os elos da rede produtiva em apoio às diversas áreas culturais, como feiras, festivais e festividades culturais”.
O foco é nas feiras, festividades e festivais culturais. Para concorrer, é necessário ter no histórico pelo menos duas edições já realizadas.
Podem se inscrever os proponetes de:
- festivais culturais,
- feiras de artesanato e economia criativa,
- festas religiosas com cunho cultural registradas enquanto patrimônio cultural, estadual ou federal,
- festividades folclóricas,
- carnaval,
- festivais artísticos e culturais,
- festividades relacionadas à capoeira, terreiros e religiosidades de matrizes africanas.
Vale ressaltar que, dentre as exigências, o candidato precisa morar há no mínimo dois anos no estado.
Das sete vagas, três são para ampla concorrência, duas para pessoas negras, uma para indígenas e outra para PCD (Pessoa com Deficiência).
Confira o edital completo aqui.
Fonte: primeirapagina