O Pompidou, em Paris, anunciou que fechará por cinco anos a partir de setembro de 2025 para reformas. O museu impressiona com sua arquitetura de tubulações coloridas aparentes e escadas rolantes externas, além de ostentar a maior coleção de arte moderna da Europa.
As obras deveriam ter começado em setembro de 2023, para que o Pompidou pudesse estar aberto para seu aniversário de 50 anos, em 2027, mas foram adiadas em razão dos Jogos Olímpicos de 2024. Com o fechamento em 2025, os visitantes se reencontrarão com o prédio futurista somente em 2030.
Ver essa foto no Instagram
O projeto inclui a manutenção das estruturas interna e externa, construção de novas salas, reforma das galerias, mudança do Atelier Brancusi para o prédio principal e expansão da biblioteca pública. Quando o museu for reaberto, também deve ter um novo terraço de 1.500 m² — afinal, o Pompidou é um ponto estratégico para observar Paris do alto.
Ver essa foto no Instagram
Enquanto o museu estiver fechado, os quadros de Frida Kahlo, Marcel Duchamp, Pablo Picasso e outros artistas poderão ser vistos em exposições de instituições parceiras do Pompidou, como o Grand Palais e o Louvre. Enquanto isso, espera-se que filiais do Pompidou em Bruxelas e Jersey City sejam inauguradas em 2025 e 2026, respectivamente.
Até setembro, é possível aproveitar as exposições e dar um adeus temporário ao museu. Confira abaixo a programação do Pompidou em 2025:
Antoine d’Agata. Méthode
Em uma espécie de residência artística, uma das galerias do museu foi transformada no estúdio do fotógrafo e diretor francês, Antoine d’Agata, para que o público observe seu processo criativo. O artista é famoso por suas fotografias intensas de temas tabus.
Quando? Até 17 de fevereiro.
Ver essa foto no Instagram
Suzanne Valadon
A exposição reúne 200 trabalhos da pintora francesa Suzanne Valadon, que desafiou normas sociais e ideais de beleza com seus retratos de homens e mulheres. Suzanne trabalhou como modelo, posando para pinturas, e aprendeu técnicas de desenho de forma autodidata.
Quando? Até 26 de maio.
Ver essa foto no Instagram
Paris Noir
A influência de 150 artistas negros na arte parisiense entre as décadas de 1950 e 2000 é celebrada com a mostra de obras que nunca foram expostas na França antes.
Quando? De 19 de março a 30 de junho.
Wolfgang Tillmans: Rien ne nous y préparait – Tout nous y préparait
Uma grande exposição do fotógrafo alemão Wolfgang Tillmans encerra a programação de 2025 no Pompidou. O artista ganha carta branca para explorar os seis mil m² da biblioteca como quiser com fotos, animações, música e performances.
Quando? De 13 de junho a 22 de setembro.
Serviço
Pompidou
Quando? De sexta a quarta-feira, das 11h às 21h, e às quintas-feiras, das 11h às 23h.
Quanto? A partir de € 14. Ingressos disponíveis no site.
Onde? Place Georges-Pompidou, 75004 – Paris, França.
window.NREUM||(NREUM={});NREUM.info={“beacon”:”bam.nr-data.net”,”licenseKey”:”a715cdc143″,”applicationID”:”707156786″,”transactionName”:”YF1WYRNXWxJZABFRVlkXdVYVX1oPFxAMVl5bXQ==”,”queueTime”:0,”applicationTime”:507,”atts”:”TBpBF1tNSE0aAkcCQkpF”,”errorBeacon”:”bam.nr-data.net”,”agent”:””}
Fonte: viagemeturismo