A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) acionou a Procuradoria-Geral da República (PGR) e o Tribunal de Contas da União (TCU) para investigar a influência da primeira-dama Janja Lula da Silva na alimentação escolar.
Zambelli quer que os órgãos investiguem as possíveis irregularidades na destinação de recursos para alimentação escolar e a atuação de Janja nos programas.
Na justificativa, a parlamentar destacou que a petista se autointitula como “embaixadora da alimentação para a educação no Brasil”. Para Zambelli, essa postura “justifica uma investigação mais ampla sobre sua influência na destinação de verbas para programas de alimentação escolar”.
![Deputada Zambelli Solicita Investigação Sobre Influência De Janja Em Merenda Escolar 2 Janja foi perguntada sobre xingamento a Musk neste domingo, 17 | Foto: Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2024/11/janja-musk.jpg)
Carla Zambelli ainda sinalizou sobre a relação de Janja com o Partido dos Trabalhadores (PT). Integrantes da sigla teriam envolvimento na suposta fraude em um programa do Ministério do Desenvolvimento Social para fornecer marmita a pessoas em situação de vulnerabilidade em São Paulo.
Conforme revelado pelo jornal O Globo, o Ministério do Desenvolvimento Social teria fechado um contrato de R$ 5,6 milhões com a ONG Mover Helipa. A organização, no entanto, não estaria cumprindo os contratos, e um dos endereços não teria estrutura para produção de refeições.
A ONG é comandada por José Renato Varjão, que trabalhou no gabinete do deputado federal Nilto Tatto (PT-SP) de fevereiro de 2021 a janeiro de 2022.
De acordo com Zambelli, em decorrência da relação “próxima” de Janja com integrantes do PT, é “fundamental garantir que o dinheiro destinado à alimentação dos estudantes brasileiros seja aplicado corretamente, sem desvios ou favorecimentos políticos”.
Fonte: revistaoeste