Você já se perguntou qual a origem do seu sobrenome? Ele pode ter raízes da colonização e miscigenação brasileira, como nos casos de Silva, Rodrigues e Oliveira, que após mais de cinco séculos tornaram-se parte da lista dos mais comuns no país.
Abaixo, o Primeira Página te mostra os 10 sobrenomes mais usados pelos brasileiros e seus significados:
Origens dos sobrenomes 🔎
A maioria dos sobrenomes utilizados por brasileiros veio da colonização e os herdados dos portugueses continuam sendo os mais populares, como explica Claudio Campacci, autor do livro “Os sobrenomes mais comuns do Brasil”.
Na obra, Campacci explica as origens e significados de diversos sobrenomes, após um trabalho de pesquisa que levou cerca de 25 anos para ser finalizado.
Segundo o autor, em meados do século 19, europeus começaram a chegar à cidades brasileiras como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Espírito Santo.
Mais tarde, nas décadas de 1880 e 1890 a influência europeia ganha força e, com o fim da escravidão, milhões de italianos, espanhóis e alemães também chegam às terras brasileiras, trazendo sobrenomes como Ferrari, Bianchi e Rossi.
Já no início do século 20, os japoneses passam a influenciar a lista, com sobrenomes como Yamamoto, Takahashi e Matsumoto, segundo o escritor.
Para se ter uma ideia da influência, no início da colonização, muitos portugueses acrescentavam sobrenomes como Silva e Costa, para que a coroa portuguesa pudesse saber quais regiões estavam sendo colonizadas.
‘Silva’ indicava que o colonizador estava no interior das regiões, enquanto ‘Costa’ era um sinal de que ele estava no litoral, como explica Campacci.
Os 10 mais comuns 📊🧾
Para te mostrar o ranking dos 10 sobrenomes mais comuns no país, o Primeira Pagina obteve dados de registros da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen Brasil). Confira abaixo quais são:
🪪 1º lugar – Silva
Utilizado por mais de 31,9 milhões de brasileiros, esse sobrenome deriva do latim, que significa selva, floresta ou bosque.
Conhecido por indicar famílias da Roma Antiga, o sobrenome Silva passou a ter significado diferente quando usado no Brasil durante o período colonial. Como explicado acima, indicada um explorador ou famílias que viviam no interior das regiões.
Mais tarde, passou a ser usado por escravos que possuíam apenas um nome e, no século 20 passou a significar a falta de um sobrenome de pai na certidão de um filho bastardo.
🪪 2º lugar – Santos
De origem portuguesa e espanhola, abreviatura de ‘Todos os Santos”, o sobrenome é utilizado por mais de 19,9 milhões de brasileiros.
Derivado da palavra latina sanctus, significa santo ou consagrado. Alguns autores explicam que esse sobrenome também era usado em recém-nascidos abandonados ou que ficavam sob cuidados de instituições de caridade.
🪪 3º lugar – Oliveira
Utilizado por 11,4 milhões de pessoas no país, o sobrenome Oliveira é mais um com origem portuguesa e faz referência à árvore produtora de azeitonas, que no português antigo é “olveira”.
Alguns autores afirmam que o primeiro nome registrado com esse sobrenome foi Pedro Oliveira, que viveu no século 13 e era dono de olivais. Além disso, a oliveira é um símbolo de paz, vitória, fama e glória imortal.
🪪 4º – Souza
A lista de sobrenomes de origem portuguesa continua e Souza é mais um deles, registrado em pouco mais de 9 milhões de brasileiros e que surgiu em um povoado às margens do Rio Sousa, em Portugal.
🪪 5º – Pereira
Inicialmente usado por nobres portugueses e, mais tarde, popularizado e adotado principalmente por cristãos-novos (judeus convertidos) no Brasil colonial, o sobrenome Pereira é, atualmente, usado por mais de 6,5 milhões de brasileiros.
🪪 6º – Ferreira
Estudiosos afirmam que esse sobrenome – utilizado por 6 milhões de brasileiros – teve origem no reino de Castela, na Espanha, em uma região que funcionava como local de extração de ferro.
🪪7º – Rodrigues
“Filho de Rodrigo” é o significado desse sobrenome medieval de origem espanhola. No Brasil, também foi adotado por cristãos-novos (judeus convertidos) no período colonial.
Atualmente, 5,6 milhões de brasileiros são registrados com o sobrenome Rodrigues, segundo a Arpen.
🪪8º – Alves
Também usado para representar uma filiação, Alves significa um ascendente masculino de “Álvaro”, ou então os “filhos de Álvaro”. Hoje, é usado por mais de 5,5 milhões de pessoas no país.
🪪9º – Lima
Sobrenome vindo de Lima, região da Espanha. Estudiosos afirmam que foi usado por pessoas que viviam na região do Rio Lima, que nasce em terras espanholas e deságua em Portugal.
Lima é o sobrenome de 5,4 milhões de brasileiros.
🪪10º – Costa
Quase 4 milhões de brasileiros têm Costa como sobrenome, que era utilizado para se referir às famílias que chegavam à colônia e ficavam no litoral, ou para especificar que um explorador estava na costa das regiões, próximos à rios ou mares – ao contrário de Silva, significa “costeira” ou “litoral”.
Fonte: primeirapagina