CENÁRIO AGRO

Chuvas atrasam colheita em MT: 29 cidades decretam emergĂȘncia, alerta Aprosoja

2025 word1
Grupo do Whatsapp CuiabĂĄ

Produtores de soja e milho de Mato Grosso seguem enfrentando os desafios por conta da instabilidade do clima no estado, na safra 24/25. Se durante o período de plantio, muitas regiÔes do estado sofreram com o atraso da chuva, atrasando também o plantio da soja, agora com o período de colheita, sojicultores estão enfrentando problemas para colocar as colheitadeiras no campo, com as fortes chuvas em algumas cidades, principalmente na região leste e médio-norte.

AtĂ© esta terça-feira (28.01), vinte e nove municĂ­pios decretaram situação de emergĂȘncia por conta do alto Ă­ndice de chuva, chegando a um acĂșmulo superior a 400 milĂ­metros nas Ășltimas semanas, interferindo diretamente na colheita da soja, como afirma o vice-presidente da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier.

“Isso de certa forma jĂĄ era esperado, pelo atraso de semeadura no plantio da safra 24/25 que tambĂ©m começou em ritmo muito lento. PorĂ©m, temos um fator que nĂŁo contĂĄvamos, que Ă© um fator inesperado, que Ă© a grande quantidade de chuva. Nos Ășltimos 20 dias, a chuva veio com força no estado, chuva em grandes volumes, e com muita frequĂȘncia, impossibilitando os trabalhos no campo”, disse Bier.

A logística também tem sido uma preocupação para os produtores, jå que as fortes chuvas vem causando a destruição de estradas, pontes, provocando alagamentos, obstruindo as rodovias municipais devidos a atoleiros, deslizamentos, e tudo isso preocupa na hora de escoar a produção, como ressaltou Luiz Pedro Bier.

“Armazenagem que Ă© um gargalo no estado estĂĄ sendo desafiada novamente, com os armazĂ©ns com muita fila, e com muito trabalho para secagem. E tambĂ©m a logĂ­stica que com essas chuvas, piorou muito as estradas sem pavimentos, estĂŁo esburacadas e com atoleiros, Ă© um cenĂĄrio desafiador para o produtor mato-grossense”, afirmou o vice-presidente da Aprosoja MT.

Com a janela mais curta, e atraso na colheita da soja, o plantio do milho também fica comprometido em Mato Grosso, o que gera ainda mais preocupação aos produtores rurais do estado. O vice-presidente da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier, ressalta ainda que o cenårio pode mudar nos próximos dias, caso o clima ajude.

“Nas próximas semanas devemos ter um avanço grande na colheita caso o sol apareça, porque tivemos um plantio atrasado e finalizado muito rápido, então a janela de plantio foi curta, e devemos ter um grande avanço da colheita nas próximas semana no estado inteiro”, finalizou Bier.

A Aprosoja MT segue acompanhando a situação e reforça a necessidade de investimentos em infraestrutura e logística para mitigar os desafios enfrentados pelos produtores. A entidade trabalha ativamente para buscar soluçÔes que garantam melhores condiçÔes para o setor agrícola e minimizem os impactos dessas adversidades climåticas e estruturais.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidåria que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.