Andar de moto exige atenção redobrada, especialmente em condições adversas, como chuva.Essa situação pode aumentar significativamente os riscos de acidentes, resultando em quedas e possíveis fraturas.
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, orienta sobre alguns cuidados para garantir uma condução mais segura e minimizar os perigos no trânsito.
Em dias de chuva, os cuidados e a atenção dos motociclistas precisam ser redobrados. A chuva reduz a aderência dos pneus ao asfalto e pode esconder buracos ou manchas de óleo. Por isso a velocidade deve ser reduzida e a distância com o veículo da frente aumentada.
“A segurança no trânsito é responsabilidade de todos, e os motociclistas, por estarem mais expostos, devem adotar medidas extras de cuidado. Conduzir de forma preventiva, respeitar as leis de trânsito e estar atento às condições da via são atitudes que salvam vidas. Lembre-se: preservar sua segurança é sempre a melhor escolha’, disse a secretária de Mobilidade Urbana, Regivânia Alves.
Dados apontados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) apontam uma média de 30% a 40% dos casos de acidentes são gerados por imprudência dos motociclistas.
Evitar frenagens bruscas e manobras repentinas são alguns cuidados essenciais para evitar problemas. “Use os freios de forma gradual para não perder o controle da moto. Certifique-se de que os pneus estejam em boas condições, com sulcos adequados para evitar aquaplanagem”, assegurou.
Buracos podem ser ainda mais perigosos quando estão cobertos por água da chuva, dificultando sua identificação. Uma dica importante é ficar atento ao percurso, identificando buracos com antecedência. “Essa orientação é bem válida para mototaxistas, entregadores, dentre outros. Que muitas das vezes precisam correr contra o tempo para garantir que as entregas cheguem aos destinos pretendidos”, explicou a coordenadora de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana- Semob, Ariana Taveira Gauna.
Encontros com animais na pista podem ocorrer a qualquer momento, especialmente em áreas rurais ou próximas a terrenos baldios. Se um animal surgir na sua frente, evite movimentos bruscos. Reduza a velocidade gradualmente e sinalize sua presença com a buzina, se necessário. Esteja sempre preparado para frear de forma controlada.
O uso de equipamentos de proteção é fundamental para minimizar os danos. Capacete com viseira ou óculos de proteção; jaquetas e calças reforçadas, com proteções em áreas estratégicas; luvas e botas antiderrapantes. Uma moto em boas condições é essencial para a segurança. Verifique regularmente os freios, pneus e suspensão; luzes e sinalizações; nível de óleo e combustível.
“Mesmo com todos os cuidados, acidentes podem acontecer. Por isso, todo cuidado é necessário”, concluiu.
Fonte: matogrossodigital