De cada dez brasileiros, seis devem gastar mais com viagens neste fim de ano do que em 2023, Ă© o que aponta uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (13) pelo Instituto Locomotiva. Segundo o levantamento, 58% dos entrevistados responderam que pretendem gastar mais. As cidades com praias sĂŁo os destinos mais citados entre quem pretende viajar.
O estudo, que ouviu 1.461 pessoas entre 2 e 4 de dezembro, aponta que metade (52%) dos entrevistados pretende viajar; 29% gastar o mesmo que no Ășltimo ano e 13% querem gastar menos.
De acordo com o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, os jovens sĂŁo os que mais desejam passar o fim de ano em outra cidade, com 58% afirmando querer estar longe de casa.
âOs dados demonstram que os brasileiros estĂŁo conseguindo investir mais nas viagens de fĂ©rias este ano. Claro que as classes mais altas tĂȘm mais fĂŽlego, mas as classes C e D tambĂ©m querem curtir as festas de fim de ano longe de casa, principalmente o pĂșblico mais jovemâ, disse.
A pretensão de passar o fim do ano em outra cidade também é maior entre as classes A e B (63%). Entre a classe C, 48% apontaram ter intenção de viajar no fim do ano. Jå entre as classes D e E, 45% pretendem passar as festas de fim de ano em outra cidade.
Ainda de acordo com a pesquisa, 57% dos entrevistados dizem buscar cidades com praia para o fim de ano, e 18% querem viajar para cidades grandes fora do litoral. JĂĄ 16% revelam preferir cidades menores e pouco agitadas para descansar neste perĂodo.
Em relação aos locais de hospedagem, 49% disseram que hotéis ou pousadas são a opção; 24% pretendem alugar casa ou apartamento; 16% devem se hospedar em casa/apartamento próprio ou emprestado; 4% querem acampar; e 2% devem ficar em hostel ou albergues.
Fonte: viagemeturismo