A varejista norte-americana Walmart é mais uma empresa a abandonar a cultura woke — expressão usada para referir-se a narrativas “progressistas” em diferentes espaços, como mídias, universidades e meios corporativos.
O ativista e cineasta anti-woke publicou as informações em sua conta do Twitter/X, nesta segunda-feira, 15, depois de participar de uma reunião com executivos da empresa.
“Tenho de dar muito crédito aos executivos”, afirmou o ativista. “A mudança vai mandar ondas de choque por toda a América corporativa. Essa é a maior vitória para nosso movimento.”
Walmart se comprometeu a eliminar práticas “progressistas”
De acordo com Starbuck, o Walmart se comprometeu a não mais participar de pesquisas sobre o índice de igualdade corporativa.
Além disso, a empresa vai remover todos os produtos sexuais ou transgêneros comercializados para crianças. Também vai cortar todo o financiamento para eventos que promovem conteúdo sexual inapropriado.
O Walmart garantiu a exclusão de termos relacionados à agenda woke em seus comunicados oficiais. Também vai acabar com treinamentos sobre equidade racial.
Outras empresas que abandonaram a agenda woke
Com a decisão, a varejista se junta à montadora Ford, à fabricante de maquinário agrícola John Deere, à fabricante de motocicleta Harley-Davidson, à destilaria Jack Daniel’s e à fabricante de aviões Boeing, que também abandonaram a agenda woke.
Em entrevista à Fox Business, representantes do Walmart afirmaram que estão dispostos “a mudar suas políticas juntos dos associados e clientes”.
“Estamos em uma jornada e sabemos que não somos perfeitos”, afirmou a empresa. “No entanto, cada decisão vem de um desejo de promover um senso de pertencimento, de abrir portas para todos os associados, clientes e fornecedores. Queremos ser um Walmart para todos.”
A companhia é a maior empregadora dos Estados Unidos
Starbuck, por sua vez, afirmou à Fox Business que “a varejista é a maior empregadora dos Estados Unidos”. “Mudar a política operacional em uma empresa que vale quase US$ 1 trilhão é um feito gigantesco que muitos tentaram alcançar, mas ninguém conseguiu fazer”, disse. “Isso mostra a força de nosso movimento para eliminar a agenda woke da sociedade.”
Atualmente, o Walmart emprega, nos EUA, mais de 1,6 milhão de pessoas. A capitalização de mercado da companhia é de quase US$ 800 bilhões.
“Nossas campanhas são tão eficazes que estamos fazendo com que as maiores empresas do planeta mudem suas políticas”, disse Starbuck. “Todos podem ver que os Estados Unidos querem a normalidade de volta. A agenda woke está morrendo em frente aos nossos olhos. O cenário do corporativismo norte-americano está mudando rapidamente para a sanidade e a neutralidade. Agora somos a tendência, não a anomalia.”
Fonte: revistaoeste