Sophia @princesinhamt
Notícias

Saúde Emocional: Conexão entre emoções e saúde do fígado

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Como anda seu fígado? Te pergunto por que uma amiga recentemente me contou que o irmão que tinha recém-saído de um transplante de fígado, ligou para ela e disse o seguinte: Mana eu nunca fui de beber, mas tomei muito remédio para os ‘nervos’, para não sentir raiva e isso acabou com o meu fígado. Pois é, esse tem sido um dos preços pela falta de gestão emocional. O corpo pedindo socorro. Sentir faz parte da vida. As emoções são um combustível. Estamos sendo profundamente exigidos no nosso sentir.

Um mundo hiper conectado, vários estímulos, muita informação, as tragédias chegando em segundos na palma da nossa mão, o coração acelerando sem a gente perceber. A maioria das pessoas são analfabetas emocionalmente.

O que isso quer dizer? Não conseguem reconhecer o que REALMENTE estão sentido. Tenho repetido que uma palavra que nos atrapalha muito é a tal da ANSIEDADE. As pessoas dizem, ‘estou ansiosa’ e ficam na palavra. Tenho dito que a palavra é apenas uma maquiagem, um sintoma, é preciso investigar.

Daniel Goleman um dos autores de maior referência no assunto diz que quando damos o nome correto para a emoção, ela diminui, imediatamente o coração sossega e o cérebro já começa a buscar estratégias. Quando vier essa palavra à sua mente imediatamente se pergunte: ansiosa com o que? Às vezes, por falta de treino, a resposta certa vem lá pela 4ª ou 5ª vez que repetimos a pergunta. Quando a resposta correta chegar seu coração vai saber.

O primeiro pilar dessa gestão é a autoconsciência. Acordou pela manhã, desligue o alarme no celular e IMEDIATAMENTE se pergunte: como estou? Como o cérebro ainda está meio dormindo, a resposta vem. Daí você sai para o dia mais ‘responsável’ pelo próprio sentir. A maioria das pessoas iniciam o dia à flor da pele e nem percebem, quaisquer eventos a tira do eixo e vem um fubazisse para culpar o outro em segundos: fulano me FEZ sentir assim. NÃO. Ninguém tem esse poder, a não ser que você dê.

O que Gestão das emoções tem a ver com o Capitalismo Consciente? TUDO. Ela entra no pilar Liderança Consciente, o líder autoriza TODA a sua equipe a como reagir diante dos desafios.

Daniel Goleman já diz, ‘acontece um problema, toda a equipe fica olhando para a liderança para ver como ela vai reagir. E é claro em uma escala menor, a equipe vai na maioria das vezes reagir parecido. Não estou falando de liderança perfeita, estou falando de liderança consciente, essa liderança saber que diante do mundo que estamos vivendo, se alfabetizar e se gerenciar emocionalmente é a MAIOR competência nos dias de hoje, inteligência emocional é a base para todas as outras competências.

Quero finalizar o meu artigo com a sugestão do livro Inteligência Emocional 2.0, Travis Bradberry, um livro de fácil leitura e cheio de estratégias. Como já disse Jack Welch “Mude antes que você precise.” Fique bem.

Sobre a colunista

Iracema Irigaray N. Borges – Mãe, coach executivo e de equipes pelo ICI- Instituto de Coaching Integrado e coach ontológico pelo APPANA, SP, coach de grupos e equipes pela UseCoach, RJ, graduada em artes e pós-graduada em Didática do Ensino Superior, criou e coordenou o MBa em Liderança e Coaching UNIC, curso de Resiliência na Harvard University, Inteligência Emocional na Liderança, New York University e Certificadora internacional Master das ferramentas Points of You.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.