Adquirida pela OdontoCompany â maior rede de odontologia do paĂs â em dezembro de 2022, a OrthoDontic â principal rede focada em ortodontia, com 315 unidades em operação â deve registrar faturamento de R$ 540 milhĂ”es em 2024, com um incremento de 20% em relação a 2023, quando movimentou, aproximadamente, R$ 450 milhĂ”es.Â
Na comparação com 2022, o aumento no faturamento chegarĂĄ a 44% â no Ășltimo exercĂcio antes da negociação com a OdontoCompany, a receita foi de, cerca de R$ 375 milhĂ”es.
Fundada por cinco ex-colegas da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2002, a OrthoDontic projeta fechar 2024 com 345 unidades, 26,3% a mais do que o total de clĂnicas em operação em 2022, quando contabilizava 273.
Nesta entrevista, uma das fundadoras da rede, Claudia Consalter, afirma que o caminho para a construção de um legado no empreendedorismo passa por muito trabalho e dedicação. âQuando somos desafiados a nos reinventar e buscar novas soluçÔes, hĂĄ muito crescimento e experiĂȘncia acumuladaâ, revela.
Segundo a empresĂĄria, parte dos resultados obtidos pela OrthoDontic no perĂodo pĂłs-aquisição se deve Ă s melhorias de governança implantadas pela OdontoCompany e pelo Grupo SMZTO, fundo de private equity que detĂ©m parte da companhia. Com a transação, a OrthoDontic â atĂ© entĂŁo uma empresa familiar â passou a ser gerida de forma mais profissional, com uma estrutura com governança clara e metas de expansĂŁo e crescimento definidas.Â
AlĂ©m disso, sob a gestĂŁo da OdontoCompany, a OrthoDontic ampliou a transparĂȘncia nas tomadas de decisĂ”es e implementou regras rĂgidas de compliance.
Confira a entrevista:
Quem Ă© Claudia Consalter e quais sĂŁo suas principais conquistas?
Claudia Consalter: A Claudia Ă© esposa, mĂŁe de um casal de gĂȘmeos e sonhadora. Desde o tempo de faculdade, jĂĄ pensava em ajudar as pessoas a terem mais acesso Ă odontologia.
Sou muito honrada por ser uma das fundadoras da maior e melhor rede de ortodontia do paĂs, a OrthoDontic. Por meio de açÔes que levaram ao conhecimento da população que era possĂvel fazer um tratamento ortodĂŽntico, muitas pessoas realizaram esse sonho. Essa foi uma grande conquista que, assim como formar uma famĂlia linda, na qual posso transmitir os valores que aprendi com meus pais, forma o meu legado.
O quanto a sua origem influenciou no que vocĂȘ se tornou atualmente como empresĂĄria?
Desde muito cedo, meus pais sempre me diziam que eu tinha de ser independente e optar por uma profissão que me possibilitasse ser independente financeiramente e, também, ter flexibilidade de horårio, o que influenciou fortemente a minha escolha pela odontologia.
Quando a gente exercita essa forma de pensar, quando somos guiados por um objetivo, ideias empreendedoras surgem. AlĂ©m disso, tambĂ©m tive referĂȘncias muito importantes com meus pais relacionadas a planejamento, organização e Ă©tica, que foram muito importantes para que eu conseguisse trilhar o caminho que me trouxe atĂ© aqui.
VocĂȘ tem uma carreira super consolidada. PorĂ©m, sabemos que a vida nem sempre Ă© um mar de rosas. Na sua opiniĂŁo, como superar obstĂĄculos diĂĄrios no Brasil e construir um legado que possa transformar a vida das pessoas?
Levo muito a sĂ©rio o jargĂŁo âem tempos de guerra, uns choram e outros vendem lençosâ. Dificuldades econĂŽmicas sempre estiveram presentes no Brasil, em maior ou menor grau. O fato Ă© que, mesmo em cenĂĄrios mais desafiadores, produtos e serviços continuam a ser consumidos.Â
O que pode acontecer Ă© que, nessas situaçÔes mais difĂceis, o consumo seja um pouco menor. Penso que, se tem alguĂ©m apto a consumir, temos de buscar caminhos para que sejamos nĂłs aqueles que estĂŁo vendendo, sem usar o cenĂĄrio econĂŽmico como muleta. Nesse sentido, quando somos desafiados a nos reinventar e buscar novas soluçÔes, hĂĄ muito crescimento e experiĂȘncia acumulada.
Como um profissional pode construir uma marca para que seja sempre visto e lembrado pela audiĂȘncia, como Ă© o caso da OrthoDontic?
A imagem que uma marca passa, tanto institucional como nas peças de marketing, deve ser verdadeira. Ou seja, deve representar, de forma genuĂna, a cultura da empresa que ela representa. Por isso, apesar de parecer acadĂȘmico, uma marca precisa ter muito bem definidos sua visĂŁo, missĂŁo e valores. AlĂ©m disso, todas as pessoas que representam essa marca devem acreditar, concordar e praticar esses conceitos. Desta forma, a cultura se fortalece e transborda para fora das paredes de uma empresa.
Qual Ă© a sua mensagem final para os leitores do GazzConecta?
Na minha opiniĂŁo, o sucesso Ă© conquistado por meio de muito foco e dedicação. NĂŁo estou falando daquelas ascensĂ”es rĂĄpidas com prazo de validade que vemos por aĂ, mas sim de pessoas que realmente conquistam seus objetivos e sĂŁo lembradas no futuro sem ressalvas. Nesse sentido, entendo que devemos ter em mente alguns conceitos:
- Ao definirmos um objetivo, precisamos ter persistĂȘncia para alcançå-lo, buscando novos caminhos para quando aquele que foi inicialmente definido nĂŁo der certo;
- Ser humilde e reconhecer nossas deficiĂȘncias para nos desenvolvermos ou contar com as pessoas certas que nos complementem;
- Nunca deixar de lado nossos valores éticos e o respeito com as outras pessoas;
- Muito trabalho e dedicação.
Fonte: gazzconecta