Um tênis sustentável, feito com recursos da Amazônia como borracha e caroço de açaí, foi lançado por uma marca em Castanhal, interior do Pará, e agora vai ser exportado para a Europa.
A novidade vem da Seringô, uma empresa local que usa recursos naturais da região para criar produtos ecológicos. Além de respeitar o meio ambiente, a produção mensal de 500 pares, entre tênis e sandálias, gera renda para famílias no interior do estado.
As peças têm feito o maior sucesso e já há planos para exportar. Em 2025, os tênis ecológicos vão atravessar o oceano e chegar à Europa, com uma pré-venda já confirmada na Suíça. Ganha o meio ambiente e ganham os clientes!
Borracha e açaí
Com a mistura de borracha e açaí, saem os produtos sustentáveis. A ideia começou em 2020, após a empresa mudar o foco da produção.
O caroço de açaí, subproduto da fruta, é a matéria-prima para os tênis. O tecido que cobre o calçado é feito de malva e juta, fornecido pela Companhia Textil de Castanhal (CTC).
Além disso, 70% da composição dos tênis é de borracha e os outros 30% restantes, de caroço de açaí micronizado.
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Famílias locais
A borracha vem direto de seringais da Ilha do Marajó, nos municípios de Anajás, Melgaço, Portel, Breves, Curralinho e Gurupá.
São 1500 famílias que produzem aproximadamente 5 toneladas por mês. Já os caroços, são reaproveitados de batedores de Castanhal e Inhangapi.
A montagem do produto é feita em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, em uma outra fábrica da empresa.
“Ainda não temos mão de obra e nem infraestrutura necessária na fábrica de Castanhal. Mas é nossa intenção organizar a empresa para em breve fazer o tênis todo aqui no Pará. Por enquanto a gente manda para o sul o material na forma de composto orgânico para fazer tudo lá e também com todo o solado e palmilha prontos”, contou o CEO da empresa, Francisco Samonek, em entrevista ao O Liberal.
Conquistou o Brasil
A história da companhia começa em 2014. Logo depois de ser fundada e produzir sandálias ecológicas, a marca conquistou clientes em Belém, Rio de Janeiro e São Paulo.
O sucesso das sandálias atraiu parcerias importantes, e em 2019 a Seringô fechou contrato com a Havaianas. No início da pandemia, em 2020, o contrato foi rompido.
Em vez de desanimar, o paranaense Francisco, de 73 anos, persistiu e agora está pronto para explorar a Europa.
“A empresa da Suíça irá criar um selo de rastreabilidade que vai conferir autenticidade ao tênis por meio de um QR CODE que será colocado na língua do tênis. Vamos ter um lote inicial pequeno somente para o lançamento, mas a produção será mensal e feita de acordo com a demanda”, finalizou.
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Fonte: sonoticiaboa