O deputado estadual Eduardo Suplicy (PT-SP) compartilhou em suas redes sociais uma notícia positiva sobre seu estado de saúde: ele está em remissão do . Diagnosticado em julho com a doença, o político de 83 anos passou por tratamento no Hospital Nove de Julho, em São Paulo. Ele ainda necessita de uma sessão de imunoterapia e está em isolamento parcial por causa da baixa imunidade.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Oncologia, o câncer está em remissão quando, depois de todo o tratamento, não é possível detectar nenhuma célula neoplásica no paciente. Ou seja, é o período em que o problema permanece sob controle e já é possível detectá-lo nos exames.
Suplicy foi o deputado mais votado para a Assembleia Legislativa de São Paulo em 2022. Em sua página no Instagram, onde reúne mais de 900 mil seguidores, ele agradeceu o apoio que recebeu durante o tratamento.
“Depois de quatro meses de batalha, finalmente foi constatada a remissão do meu linfoma”, declarou. “Continuo o tratamento, ainda falta uma sessão de imunoterapia”.
Assista ao pronunciamento do deputado:
Em outubro do ano passado, Suplicy revelou o diagnóstico de linfoma não Hodgkin, um câncer que se origina nas células do sistema linfático e pode se espalhar de forma desordenada. Os tratamentos disponíveis incluem quimioterapia, imunoterapia, radioterapia e transplante de medula óssea.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o principal sintoma deste linfoma é o aumento dos gânglios linfáticos. Além do câncer, Suplicy também foi diagnosticado com a doença de parkinson, em 2022.
Ele participa de um estudo de caso para avaliar a eficácia dos derivados de cannabis no tratamento da doença. O parlamentar defende que o Sistema Único de Saúde (SUS) ofereça esse tratamento para a população.
Fonte: revistaoeste