O Jeep Renegade, lançado no Brasil em 2015, é um SUV compacto que marcou a estreia da fábrica da FCA em Goiana, Pernambuco. Desde então, mais de 500 mil unidades foram vendidas , tornando o modelo um dos mais vendidos do segmento no país.
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Em maio de 2024, ele ocupava a terceira posição no ranking de vendas, e em setembro do mesmo ano, ficou em quarto lugar, atrás do Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker e nissan Kicks. Entre janeiro e outubro de 2024, o Renegade vendeu 45.302 unidades, superando seu irmão Compass, que vendeu 40.363 unidades.
Embora o Renegade tenha muitos fãs, ele não está livre de críticas por parte dos proprietários. Em um levantamento realizado pelo AUTOO, foram identificados alguns pontos que deixam a desejar, de acordo com as reclamações encontradas na internet.
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Confira os principais aspectos negativos relatados:
- Trocador de calor
- Teto solar
- Barulhos internos e externos
Reclamações dos donos de Jeep Renegade
Trocador de calor
O problema de superaquecimento no Jeep Renegade está relacionado ao trocador de calor. Esse componente impede a mistura do óleo da transmissão com o sistema de arrefecimento. Quando o trocador de calor falha, essa separação não ocorre, resultando no superaquecimento devido à entrada de óleo da transmissão no sistema.
A situação gerou reclamações, onde inúmeros consumidores relataram problemas semelhantes. Essas queixas também foram reconhecidas por tribunais e órgãos de defesa do consumidor, que confirmaram que o defeito não é causado por mau uso ou falta de cuidado.
Um proprietário de um Jeep Renegade 2021, com apenas 36.000 km rodados, enfrentou problemas no sistema de arrefecimento. Este defeito, relacionado ao trocador de calor, é conhecido por afetar modelos anteriores de 2018. Embora a Jeep tenha afirmado que o problema foi resolvido nos novos modelos, o veículo deste proprietário apresentou o mesmo defeito.
Outro proprietário relatou que o painel indicou superaquecimento do câmbio. Mesmo dentro da garantia, o carro apresentou o problema novamente após uma tentativa de reparo.
Um terceiro consumidor, também descobriu a existência de um problema no trocador de calor, que pode danificar seriamente o motor e a transmissão do veículo. Ele acredita que a Jeep deveria realizar um recall desta peça para solucionar o defeito e evitar prejuízos aos proprietários.
Teto solar
Proprietários do Jeep Renegade, especialmente das versões com teto solar, têm reclamado nos sites especializados sobre problemas relacionados a isso. Muitos relatam que a proteção térmica da tela não é eficaz, resultando em aumento de temperatura, e até mesmo dificuldades para abrir o teto solar.
“Gostaria de expressar minha insatisfação com o desempenho do teto solar do meu Jeep Renegade Sahara, especialmente em relação à tela solar, que não oferece proteção térmica adequada. Isso resulta em um aumento da temperatura interna do veículo, forçando o ar-condicionado a trabalhar mais intensamente, o que afeta sua eficiência e aumenta o consumo de combustível. ”, afirmou um proprietário.
O proprietário solicitou que a Jeep considere uma solução para melhorar a proteção contra o calor, como a troca da tela por um modelo blackout, instalação de película mais escura ou outra alternativa que garanta mais conforto térmico sem depender tanto do ar-condicionado. A reclamação ainda não foi respondida pela empresa.
“Meu Jeep Renegade 2021 apresenta um defeito no teto solar, que não fecha corretamente. Apesar de manutenções em 2023 e 2024, o problema persiste. A garantia foi negada por “mau uso”, embora as revisões não tenham indicado tal falha. Solicito uma solução urgente, já que o teto solar deve ser coberto pela garantia. ”, afirmou outro.
“Comprei um Jeep Renegade S T270 em 16/01/2024, desde então o teto solar apresentou barulho constante. Levei o veículo à concessionária várias vezes, fizeram a troca do teto, mas o problema persiste. A concessionária não conseguiu resolver, e fui orientado a contatar a montadora. Exijo a efetivação da garantia e o ressarcimento, conforme o Código de Defesa do Consumidor. ”
Das três reclamações registradas, apenas a última foi respondida pela montadora. A resposta recebida informou que, para qualquer tipo de intervenção técnica ou posicionamento da Jeep, é fundamental a conclusão do diagnóstico, o qual deve ser realizado pela concessionária responsável.
A montadora enfatizou que a rede autorizada é capacitada para identificar falhas e realizar os devidos reparos, sendo a concessionária a responsável por determinar os processos de diagnóstico e reparo. Além disso, afirmou que o veículo só é liberado após passar por testes que confirmem a resolução do problema.
Barulhos
“Parei meu Jeep, com 5 meses de uso, devido a um barulho de ‘nhec nhec’ no pedal do freio e um ruído anormal e insuportável, como um grilo, vindo do ar-condicionado. Após tentativas de reparo nas concessionárias, o problema do ar-condicionado piorou, com barulhos contínuos e mais altos.”
“O motor do meu carro emite um ruído alto e constante, perceptível tanto com o ar-condicionado ligado quanto desligado, especialmente com o carro parado. Esse som intenso causa vibrações no capô e volante. Externamente, o barulho lembra peças soltas, com uma vibração intensa na lateral do passageiro, sugerindo que algo possa estar se desprendendo.”
Ambas as reclamações, referentes ao barulho intenso no ar-condicionado e no motor do veículo, foram feitas em novembro e, até o momento, não receberam resposta da Jeep.
Fonte: autoo