Mato Grosso sediará pela primeira vez o Campeonato Brasileiro de Muay Thay, a décima edição da competição acontece na sexta-feira (15) e no sábado (16) no ginásio poliesportivo do Aecim Tocantins.
Na sexta-feira (15) os portões ficam fechados para pesagem dos atletas junto do curso da arbitragem. No sábado (16) os portões estarão abertos ao público a partir das 8h da manhã, com entrada gratuita, quando as atenções se voltam ao ringue, para os mais de 150 atletas participantes da competição, de 12 estados do Brasil, que fazem parte das categorias Amador, Semiprofissional e profissional.
O evento garante aos primeiros colocados a classificação direta ao Campeonato Mundial da WBC Muay Thai (World Boxing Council Muay Thai) que será disputado na Itália, em 2025.
A décima edição da competição que acontece na capital também marca pela primeira vez no Brasil uma competição para competidores acima dos 100 kg.
Mato Grosso ocupou o primeiro lugar geral na nona edição do campeonato, realizado no Rio grande do Sul em 2023. Isso permitiu que o estado pleiteasse a possibilidade de sediar a competição em solos mato-grossenses pela primeira vez.
Além de ser sede para as disputas, o ginásio poliesportivo do Aecim Tocantins também está servindo como alojamento para os atletas das delegações de outros estados que optaram por ficar no ginásio. Essa também e a primeira vez na competição que os atletas têm um alojamento com camas, ar-condicionado e vestiários sem custos à disposição no próprio ginásio.
Rodrigo ‘Macaco’ Nunes, presidente da federação Mato-Grossense de Muay Boran e Muay Thai (FMTMM), declarou a importância do evento para o estado, e destacou que Mato Grosso é forte candidato a primeiro lugar geral novamente na competição.
“Mato Grosso tem grandes chances de vitória, temos competidores muito bons, por exemplo, temos um o Otavio Henrique, que competiu em fevereiro desse ano no mundial na Tailândia”, afirmou Rodrigo.
O evento é uma colaboração entre a FMTMM e o MT COMBAT, conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e é chancelado pela WBC Muay Thai Brasil.
Fonte: hnt