O xarope de cenoura com mel é uma solução natural com sabor agradável e eficaz para combater a tosse, especialmente a seca, e aliviar a garganta inflamada.
É sabido que, desde a Antiguidade, a cenoura é considerada uma potente raiz medicinal e era servida nas sopas para que as pessoas doentes se recuperassem mais rapidamente.
Acrescentar cenoura à alimentação ajuda a manter o sistema imunológico mais forte e o corpo consegue combater infecções com mais facilidade. Isso acontece porque o alimento contém antioxidantes, que combatem os radicais livres, os danos celulares e a inflamação, e tem vitaminas C e A, que reforçam o sistema de defesa do organismo.
Já o mel é associado ao alívio de sintomas de resfriados e diminuição da tosse. Pesquisadores da Universidade de Oxford publicaram um estudo em 2020 que apontou que o alimento traz alívio para sintomas de infecções do trato respiratório superior.
Além disso, o mel também alivia o desconforto da inflamação na garganta. A sacarose e a frutose, presentes nele, estimulam a produção de saliva, que hidrata a mucosa da garganta, protegendo-a de irritações.
Xarope natural de cenoura com mel
Ingredientes
2 cenouras médias
4 colheres (sopa) de mel
Modo de preparo
- Lave bem as cenouras e retire a casca. Em seguida, rale ou corte-as em pedaços pequenos.
- Coloque a cenoura picada ou ralada em um recipiente de vidro. Adicione as colheres de mel e mexa bem para que ele envolva toda a cenoura.
- Tampe o recipiente e deixe descansar por 12 horas em temperatura ambiente. Durante esse tempo, a cenoura vai liberar um sumo natural que se transforma no xarope.
- Após as 12 horas, coe o líquido e transfira-o para um vidro esterilizado.
- Seu xarope de cenoura com mel está pronto para ser utilizado. Conserve em local fresco e use conforme necessário.
Orientações de uso e cuidados
Adultos: Tomar 1 colher (sopa) de duas a três vezes ao dia.
Crianças (acima de 1 ano): Tomar 1 colher (chá) de duas a três vezes ao dia.
Dica adicional:
Para potencializar o alívio da tosse e fortalecer a imunidade, combine o xarope com chás quentes de gengibre, limão ou hortelã, que também oferecem benefícios para a saúde respiratória.
Importante:
Evite aquecer o mel, pois o calor pode diminuir suas propriedades medicinais.
Consuma o xarope em até cinco dias, mantendo-o na geladeira para preservar suas qualidades.
Caso os sintomas de gripe e tosse persistam ou se agravem, consulte um médico.
Riscos e contraindicações
Crianças muito pequenas devem consumir cenoura com moderação, especialmente aquelas com histórico familiar de alergias alimentares e respiratórias por conta do pólen;
Além disso, pessoas com diabetes devem consumir cenouras com moderação, por seu alto teor de açúcar;
As pessoas que tomam medicamentos derivados da vitamina A também devem se atentar para a quantidade, para evitar uma dose excessiva desse tipo de vitamina;
Quanto ao mel, crianças menores de um ano não devem consumi-lo. Isso porque o alimento pode estar contaminado por esporos de uma bactéria conhecida como Clostridium botulinum, que causa o botulismo infantil. Para adultos, não há esse risco, já que eles têm a microbiota completamente formada e conseguem combater a bactéria;
Quem tem diabetes também deve maneirar no consumo do mel, pois em excesso aumenta os picos de glicemia no corpo, por ser um alimento rico em açúcar;
Apesar de raro, há casos de pessoas que apresentam alergia ao mel.
*Com informações de reportagens publicadas em 12/04/2019 e 05/05/2024
Fonte: uol