Aldeia de MT é finalista do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade e recebe Moção Honrosa pelo projeto de Etnoturismo
Com esse projeto, apoiado pelo Sebrae/MT, mais de 1.200 famílias voltaram a ocupar seu território
11/11/2024 às 13:36
A aldeia Wazare, situada em Campo Novo do parecis (MT), recebeu uma Moção Honrosa no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024, em reconhecimento ao impacto positivo de suas iniciativas que respeitam a ancestralidade e promovem o desenvolvimento sustentável e inclusivo. A aldeia, que representou Mato Grosso, foi finalista da premiação com seu projeto de Etnoturismo, que valoriza as tradições locais e contribui para a preservação ambiental. A homenagem foi concedida no sábado (09.11), durante a cerimônia de premiação realizada em Gramado (RS).
A premiação é o resultado de um sonho que começou há mais de 10 anos e, desde 2021, vem contando com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT) e da Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis. Juntos, eles trabalham com as comunidades locais, incluindo a aldeia Wazare, para promover o etnoturismo e fortalecer a cultura, a gastronomia e o empreendedorismo dos povos.
O diretor técnico do Sebrae/MT, André Schelini, ressaltou a importância dessa conquista. “Primeiro, ficamos muito felizes com o reconhecimento. A Aldeia Wazare é uma das oito etnias que apoiamos por meio do projeto Étnico e Ecoturismo. O Cacique Rony, líder da aldeia, não só promove o turismo sustentável, mas também é um verdadeiro guardião da cultura, sendo escritor e professor, ajudando a resgatar a história do seu povo. Esse prêmio reforça o trabalho que ele tem feito, e para nós do Sebrae/MT, é uma grande satisfação ver que nosso apoio está contribuindo para a valorização da cultura e da identidade daquele povo”.
Schelini destacou ainda o impacto socioeconômico do projeto, que promoveu uma verdadeira transformação na comunidade.
“A Aldeia Wazare é a única comunidade indígena da região que utiliza máquinas para a produção agrícola, preservando mais de 98% do seu território. Com o apoio do programa de Etno Turismo, conseguimos gerar inclusão produtiva, principalmente entre as mulheres, que agora participam ativamente das atividades turísticas e do marketing digital. A criação de oportunidades econômicas e a preservação da cultura indígena, através do turismo, são os principais legados desse projeto”, apontou.
O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024 anunciou 26 finalistas, selecionados a partir de 83 inscrições de projetos inovadores e com impacto positivo no turismo brasileiro. São iniciativas de 14 estados, abrangendo todas as cinco macrorregiões do país.
Para o Cacique Rony Parecis, da aldeia Wazare, o projeto de Etnoturismo é um marco importante para a comunidade e a Moção é um reconhecimento desse trabalho. “Estar entre os 26 finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade e ainda receber essa homenagem, é um grande reconhecimento para o nosso trabalho. Este projeto fortalece a autoestima da comunidade, gera visibilidade cultural e cria uma fonte saudável de renda, sempre de forma coletiva e participativa”, destacou.
Ele também enfatizou a importância das parcerias com o Sebrae/MT, com o município de Campo Novo do Parecis e outras entidades, que têm contribuído para o sucesso do projeto. O Cacique expressou esperança de que, com o apoio dessas parcerias, o projeto traga não só benefícios para a aldeia, mas também destaque e relevância do turismo indígena para Mato Grosso e para o Brasil.
Os projetos foram classificados em duas categorias: Gestão e Governança, com 10 iniciativas, e Experiências, com 16, que abrangem áreas como hospedagem, atrativos turísticos e alimentação. Além disso, sete finalistas representaram instituições e associações.
Sobre o Prêmio
O Prêmio Braztoa, que conta com o apoio da OMT, PNUMA e Ministério do Turismo, chega à sua 12ª edição e já reconheceu mais de 100 ações sustentáveis em todo o Brasil.
Moção Honrosa
A Aldeia Wazare recebeu a Moção Honrosa durante a cerimônia de premiação do Braztoa de Sustentabilidade, no último sábado, no Hotel Buona Vitta, em Gramado.
Fonte: Sebrae