A cidade de Caxias do Sul (RS) deu início à 39ª edição do Campeonato Brasileiro de basquetebol Master, que promete ser um marco na história do esporte no Brasil. O campeonato, que ocorrerá até o dia 16 de novembro, está reunindo cerca de 1.500 atletas de 20 estados do país, com idades variando de 30 a 85 anos ou mais, em disputas tanto nas categorias masculinas quanto femininas.
A cerimônia de abertura, realizada na manhã deste sábado (9) no Ginásio Sede do Recreio da Juventude, foi um espetáculo de energia e emoção, com um desfile das equipes participantes e da arbitragem. O momento culminou com o tradicional juramento dos atletas e a entrada da tocha olímpica, que simboliza a união e o espírito esportivo de todos os participantes. Para marcar a grandiosidade do evento, o CTG Marco da Tradição realizou uma apresentação cultural típica do Rio Grande do Sul, encantando o público presente com danças e músicas regionais.
Márcio Dias Velasquez, presidente da Associação dos Veteranos do Basquete do Rio Grande do Sul e um dos organizadores do evento, se mostrou emocionado com a adesão de tantos atletas ao torneio. “Ficamos felizes em ver essa abertura cheia. Nem esperávamos tantos atletas no início, mas o pessoal aderiu à competição com muita energia. Pela primeira vez na história da competição, temos a categoria 85+, e queremos mostrar para o público de Caxias as possibilidades que o esporte proporciona, independentemente da idade”, destacou Velasquez.
O evento também é um marco para o Recreio da Juventude, que, por meio de seu presidente do Conselho Deliberativo, Gregório Tedesco, celebra o recorde de participantes e a oportunidade de fortalecer a qualidade de vida por meio do esporte. “É muito gratificante para nós ter um evento como esse, com uma quantidade recorde de atletas na competição. É um marco para nossa instituição, que busca oferecer esporte e bem-estar para nossos associados, além de investir continuamente no esporte”. Além disso, ele destaca que este será o primeiro de muitos eventos como este, “a animação dos atletas está contagiante, e esperamos que os visitantes conheçam nossa cidade, nossa cultura e a estrutura do Recreio da Juventude”, afirmou Tedesco.
A competição segue até o dia 16 de novembro e promete um espetáculo de competitividade, amizade e celebração do esporte em suas diversas faixas etárias. Caxias do Sul, com seu acolhimento e infraestrutura, será o palco de grandes confrontos e, ao mesmo tempo, um exemplo de como o esporte pode ser inclusivo e transformador em todas as idades.
Fonte: odocumento